Motiva implantará dez salas multissensoriais em aeroportos brasileiros

Primeira unidade foi inaugurada em São Luís; outros aeroportos, como Curitiba, Goiânia, Palmas e Teresina, deverão contar com o serviço ainda este ano

Atualizado em 04/02/2026 às 22:02, por Adriano Moura Buzeli.

Uma imagem de uma sala sensorial ou espaço de relaxamento, projetada com iluminação suave em tons de azul e violeta.

Foto: Divulgação Motiva Aeroportos

A Motiva Aeroportos deu início, nesta quarta-feira (4), ao seu plano nacional de implantação de dez Salas Multissensoriais em aeroportos sob sua gestão. A primeira unidade foi entregue no Aeroporto Internacional de São Luís, nesta quarta-feira (4), e as próximas já estão confirmadas para Goiânia (11/02) e Teresina (04/03). Ainda este ano, também serão inaugurados os espaços de Curitiba e Palmas.
 

A iniciativa integra a estratégia da concessionária de ampliar práticas de inclusão, acessibilidade e acolhimento, oferecendo ambientes especialmente projetados para passageiros com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e demais necessidades sensoriais.
 

/apidata/imgcache/6cb2de39a17846c429b8d08259afce72.jpeg?banner=postmiddle&when=1770418756&who=22

A expansão das Salas Multissensoriais demonstra, na prática, nosso compromisso de colocar o bem-estar do passageiro no centro das decisões. Este projeto fortalece nossa visão de entregar uma experiência mais acolhedora, acessível e preparada para atender às diferentes necessidades de todos os nossos clientes.

destaca Monique Henriques, Diretora de Negócios Brasil da Motiva Aeroportos


 

Acolhimento ao passageiro neurodivergente
 

A Sala Multissensorial de São Luís marca o início do programa. Localizada no piso térreo da sala de embarque, a unidade possui 22 m², capacidade para até cinco pessoas e segue as diretrizes da cartilha pública do Ministério de Portos e Aeroportos para acolhimento de passageiros neurodivergentes.
 

O espaço funciona como um ambiente de descompressão sensorial, com iluminação suave, projeções controladas, texturas terapêuticas e mobiliário adaptado, reduzindo a exposição a estímulos comuns ao ambiente aeroportuário.
 

"Criamos este ambiente pensando em cada pessoa que percebe o mundo de forma mais intensa. Sabemos que elementos comuns como luzes, sons e movimentos podem se transformar em grandes desafios. Por isso, trabalhamos para construir um espaço que ofereça calma e segurança para seguir viagem. Nosso maior propósito é que todos se sintam respeitados, vistos e tranquilos durante toda a experiência no aeroporto", destaca Angélica Werneck, Gerente de Experiência do Cliente da Motiva Aeroportos.
 

Acesso mediante agendamento
 

Para assegurar conforto e controle na utilização, o acesso à Sala Multissensorial é realizado mediante agendamento prévio. No horário agendado, um agente ou supervisor acompanha o passageiro até a sala e realiza a liberação do espaço.
 

/apidata/imgcache/82f987f3939054a6d9fc18ca763064bf.jpeg?banner=postmiddle&when=1770418756&who=22

Como agendar:
 

Telefone: 0800-727-4720

E-mail: ouvidoria.aeroportos@motiva.com.br

Fonte: Motiva
 

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube

Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter (X) , LinkedinBlueSky e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram , Whats app

   Conheça também nossas outras mídias