O novo Glenn da Blue Origin chega à órbita
New Glenn atingiu com segurança sua órbita pretendida durante a missão NG-1 de hoje, cumprindo nosso objetivo principal.
Os sete motores BE-4 da New Glenn foram acionados em 16 de janeiro de 2025, às 2h03 EST (07h03 UTC) do Complexo de Lançamento 36 na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral.
O segundo estágio está em sua órbita final após duas queimas bem-sucedidas dos motores BE-3U. O Blue Ring Pathfinder está recebendo dados e apresentando bom desempenho. Perdemos o propulsor durante a descida.
“Estou incrivelmente orgulhoso que New Glenn tenha alcançado a órbita em sua primeira tentativa”, disse Dave Limp, CEO da Blue Origin. “Sabíamos que pousar nosso propulsor, So You’re Telling Me There’s a Chance , na primeira tentativa era uma meta ambiciosa. Aprenderemos muito com o dia de hoje e tentaremos novamente em nosso próximo lançamento nesta primavera. Obrigado a toda a Equipe Blue por este marco incrível.”
O New Glenn é fundamental para o avanço das missões críticas de nossos clientes, bem como das nossas. O veículo sustenta nossos esforços para estabelecer presença humana sustentada na Lua, aproveitar recursos no espaço, fornecer mobilidade multimissão e multiórbita por meio do Blue Ring e estabelecer destinos na órbita baixa da Terra. As futuras missões do New Glenn levarão o módulo de pouso de carga Blue Moon Mark 1 e o módulo de pouso tripulado Mark 2 para a Lua como parte do programa Artemis da NASA.
O programa tem vários veículos em produção e vários anos de pedidos. Os clientes incluem a NASA, o Projeto Kuiper da Amazon, a AST SpaceMobile e vários provedores de telecomunicações, entre outros. A Blue Origin está certificando a New Glenn com a Força Espacial dos EUA para o programa National Security Space Launch (NSSL) para atender aos objetivos emergentes de segurança nacional.
“Hoje marca uma nova era para a Blue Origin e para o espaço comercial”, disse Jarrett Jones, vice-presidente sênior da New Glenn. “Estamos focados em aumentar nossa cadência de lançamento e taxas de fabricação. Meus sinceros agradecimentos a todos na Blue Origin pela tremenda quantidade de trabalho para tornar o sucesso de hoje possível, e aos nossos clientes e à comunidade espacial por seu apoio contínuo. Sentimos isso imensamente hoje.”
Fonte e foto: Blue Origin
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube .
Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter (X) , Linkedin, BlueSky e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.
Conheça também nossas outras mídias.