Aeroespacial

O Telescópio Espacial James Webb e o Observatório de Raios-X Chandra, construídos por Northrop Grumman, ajudam os cientistas a ver o Universo de novas maneiras

 Novas versões impressionantes das primeiras imagens do Telescópio Espacial James Webb foram lançadas hoje pela NASA, graças ao poder combinado do telescópio Webb e outra missão emblemática da NASA, o Chandra X- observatório de raios . O Telescópio Webb e o observatório de raios-X Chandra foram projetados e construídos em parceria com a Northrop Grumman Corporation (NYSE: NOC).

A NASA lançou as versões de raios-X Chandra das primeiras imagens de Webb em 4 de outubro, incluindo versões atualizadas do aglomerado de galáxias de Webb SMACS 0723, Stephan’s Quintet, um aglomerado de estrelas na Nebulosa Carina e a galáxia Cartwheel. Para obter essas imagens, o Chandra X-ray usa seu telescópio de raios X altamente sensível, espectrômetro de imagem, câmera de alta resolução e dispositivos associados para detectar a emissão de raios X de regiões muito quentes do Universo, como estrelas explosivas, aglomerados de galáxias e matéria escura.

A galáxia Cartwheel ganha forma a partir de uma colisão com outra galáxia menor – localizada fora do campo desta imagem – cerca de 100 milhões de anos atrás. 
Quando esta galáxia menor atravessou o Cartwheel, desencadeou a formação de estrelas que aparecem em torno de um anel externo e em outros lugares da galáxia. 
Os raios-X vistos pelo Chandra (azul e roxo) vêm de gás superaquecido, estrelas explodidas individuais e estrelas de nêutrons e buracos negros puxando material de estrelas companheiras. 
A visão infravermelha do Webb (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul) mostra a galáxia Cartwheel mais duas galáxias companheiras menores – que não fazem parte da colisão – contra um pano de fundo de muitos primos galácticos mais distantes. 
O Telescópio Webb e o observatório de raios-X Chandra foram projetados e construídos em parceria com a Northrop Grumman.

“Tanto Chandra quanto Webb vão além do que se pensa ser possível”, disse Charlie Atkinson, engenheiro-chefe do Telescópio Espacial James Webb, Northrop Grumman, que trabalhou em ambos os Grandes Observatórios. “Essas imagens notáveis ​​de ambos os telescópios se complementam para revelar novos detalhes incríveis e expandir ainda mais nossa compreensão do cosmos.”

O Chandra, lançado em 1999, era inédito em termos de visão de raios-X de alta resolução e área de coleta. Ele continua sendo o telescópio de raios-X mais poderoso do mundo. O Telescópio Espacial James Webb, lançado em 2021, é o maior, mais complexo e poderoso telescópio espacial infravermelho do mundo já construído. Uma característica fundamental do Webb é sua capacidade de trabalhar em conjunto com outros telescópios espaciais da NASA, como o Chandra, além de telescópios terrestres na Terra.

Northrop Grumman lidera a equipe da indústria para o programa Webb e a NASA lidera uma parceria internacional que inclui tanto a Agência Espacial Européia quanto a Agência Espacial Canadense. Goddard Space Flight Center gerencia o projeto Webb Telescope, e o Space Telescope Science Institute é responsável pelas operações científicas e de missão, bem como pelo desenvolvimento da estação terrestre.

Para saber mais sobre o papel de Northrop Grumman no Telescópio Webb e no Chandra, visite:

https://www.northropgrumman.com/space/james-webb-space-telescope/

https://www.northropgrumman.com/space/chandra-x-ray-observatory/

A Northrop Grumman é uma empresa de tecnologia, focada em segurança global e descoberta humana. Nossas soluções pioneiras equipam nossos clientes com os recursos necessários para conectar, avançar e proteger os EUA e seus aliados. Impulsionados por um propósito comum de resolver os problemas mais difíceis de nossos clientes, nossos 90.000 funcionários definem o que é possível todos os dias.

Fonte: Assessoria de imprensa da Northrop Grumman

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube e Dailymotion.

Siga nosso perfil no InstagramFacebookTwitterLinkedin e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.

Conheça também nossas outras mídias.