Obras do Aeroporto de Joinville avançam 75% com o investimento de 85 milhões
Ampliação do Aeroporto de Joinville transforma infraestrutura e capacidade operacional
O Aeroporto de Joinville (JOI), administrado pela CCR Aeroportos, está passando por uma transformação significativa com um investimento de aproximadamente R$ 85 milhões. As obras de reforma e ampliação, que começaram em setembro de 2023, já avançaram 75% e têm previsão de conclusão para novembro deste ano.
As melhorias contemplam a ampliação do saguão, salão de embarque, desembarque, check-in e do pátio de aviação, com o objetivo de dobrar a capacidade do aeroporto. A área de check-in, por exemplo, é uma das áreas mais beneficiadas com a reforma, passando de 115m² para 300m², um aumento de 162%. A sala de embarque também será ampliada significativamente, de 320m² para 760m². As melhorias incluem, ainda, a construção de uma nova área de embarque no térreo, acessível por escadas rolantes ou elevadores após a inspeção.
“O grande desafio é a implantação das obras com o aeroporto em funcionamento, tentando minimizar ao máximo os impactos para os usuários. Estimamos que cerca de 500 pessoas, direta e indiretamente, estão trabalhando no projeto”, explica o engenheiro Fernando Fortes.
Além das expansões nas áreas de check-in e embarque, o canal de inspeção será ampliado e transferido para o primeiro pavimento, aumentando de 40m² para 210m². Nesta área, haverá novos banheiros e espaços destinados a comércio e serviços, melhorando a experiência de cliente. Outra parte fundamental das melhorias é o pátio de aviação, que será expandido para acomodar até quatro aeronaves, em vez das duas atuais. Essa expansão será crucial para aumentar a capacidade de atendimento e atrair mais voos, afirmou o engenheiro.
“Estamos comprometidos em entregar um terminal que não só atenda às necessidades atuais, mas que esteja preparado para a demanda futura. O projeto foi pensado considerando o fluxo de passageiros dos próximos dez anos, garantindo uma infraestrutura robusta e moderna”, comenta Fernando Fortes.
O Aeroporto de Joinville atravessa boa fase de recuperação de passageiros após o período da pandemia e, com a ampliação, a tendência é acelerar este movimento crescente. “No primeiro semestre de 2024, passaram aqui pelo terminal mais de 239 mil passageiros, 17% a mais do que no ano passado. A expansão do nosso aeroporto vai aumentar a capacidade de receber os passageiros, trazendo um terminal moderno e confortável. Isso certamente vai atrair novos voos, beneficiando nossos clientes com maior conforto e comodidade.”
Sobre a CCR Aeroportos
A CCR Aeroportos é uma divisão de negócios do Grupo CCR que opera 20 aeroportos em quatro países. No Brasil, administra 17 aeroportos: Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu (PR); BH Airport e Pampulha (MG); Goiânia (GO); São Luís e Imperatriz (MA); Navegantes e Joinville (SC); Teresina (PI); Palmas (TO); Petrolina (PE); Pelotas, Uruguaiana e Bagé (RS). No exterior, a empresa opera os aeroportos Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 43 milhões de passageiros por ano.
www.ccraeroportos.com.br | @ccraeroportos
Fonte e foto: CCR Aeroportos
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube .
Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.
Conheça também nossas outras mídias.