Pratt & Whitney e Rolls-Royce anunciam projeto de pesquisa conjunto com a Virginia Tech
A Pratt & Whitney e a Rolls-Royce assinaram um acordo conjunto com a Virginia Tech para pesquisa pré-competitiva com foco no impacto de contaminantes ambientais na operação e teste de motores aeronáuticos.
O projeto de quatro anos alavancará a pesquisa da Virginia Tech e a experiência interdisciplinar em operação de motores, instrumentação e geociências, bem como as atuais relações de pesquisa que a Pratt & Whitney e a Rolls-Royce têm com a universidade.
“Na Virginia Tech, estamos honrados em ter a oportunidade de construir sobre a base de nossas alianças acadêmicas existentes, em parceria com a Pratt & Whitney e a Rolls-Royce neste projeto”, disse Changmin Son, professor da Rolls-Royce Commonwealth na Virgínia. Tech. “O grupo multidisciplinar, em parceria com Engenharia Mecânica, Engenharia Aeroespacial e Oceânica e Geociências, trabalhará em conjunto para enfrentar o impacto do particulado transportado pelo ar nos motores de aeronaves, o que é um grande desafio para a indústria da aviação atual.”
Esse relacionamento de pesquisa dá continuidade à colaboração de longa data entre a Rolls-Royce e a Pratt & Whitney em questões comuns na indústria aeroespacial. As duas empresas fizeram parceria em vários projetos de pesquisa governamentais, incluindo um estudo focado em danos causados por cinzas vulcânicas em motores de aeronaves.
O trabalho nessa frente ocorreu nos EUA, no Reino Unido e em todo o mundo, com vários grupos desenvolvendo alguns dos conhecimentos básicos necessários antes que a modelagem complexa possa ser realizada. A colaboração entre Pratt & Whitney, Rolls-Royce e Virginia Tech nesta iniciativa de pesquisa foi projetada para adicionar os testes de motor mais complicados disponíveis na Virginia Tech para desenvolver estratégias de mitigação e fornecer informações de volta a essas atividades de pesquisa mais básicas do motor real operações.
“A Pratt & Whitney vê isso como uma grande oportunidade para melhorar nossa compreensão básica de uma questão que é extremamente importante para toda a nossa indústria”, disse Frank Preli, vice-presidente de tecnologias de propulsão e materiais da Pratt & Whitney. “A Virginia Tech tem o direito experiência e instalações para nos ajudar a causar impacto, pois a equipe de pesquisa conjunta investigará os fundamentos das propriedades das partículas [areia/poeira] à medida que as partículas passam pelo motor, com o objetivo de melhorar os métodos de análise para prever melhor esses efeitos”.
Os efeitos prejudiciais da ingestão de partículas são preocupações comuns na indústria aeroespacial e podem levar ao envelhecimento acelerado do motor e à perda de desempenho.
“A Rolls-Royce mantém um forte relacionamento com a Virginia Tech há décadas, colaborando em uma variedade de projetos de pesquisa para medir e avaliar o desempenho do motor em diferentes condições”, disse Lisa Teague, chefe de tecnologias emergentes e inovação da Rolls-Royce LibertyWorks. “Este novo projeto de pesquisa conjunto ajudará a entender ainda mais a indústria sobre as partículas transportadas pelo ar – um fator chave para a degradação do motor – e seu impacto na operacionalidade”.
O objetivo de curto prazo para este trabalho é alavancar o aprendizado de testes de motores menores, que serão realizados em um motor Rolls-Royce M250®, para influenciar grandes programas de teste de motores, considerando a diferença na arquitetura do motor e nas condições de operação. O impacto dos contaminantes ambientais custa centenas de milhões de dólares em perdas anualmente, tanto para operações comerciais quanto militares, à medida que as viagens aéreas se expandem em todo o mundo. Este problema é multifacetado e varia de questões científicas básicas sobre a química complexa dos contaminantes ambientais dentro do motor, até operações de frota, procedimentos de manutenção, projeto de motores e até previsão do tempo. Ele abrange uma ampla gama de questões científicas para problemas práticos de engenharia que são adequados para um projeto focado em várias disciplinas.
O trabalho realizado neste projeto terá um impacto direto na metodologia e nas capacidades de teste da Rolls-Royce e Pratt & Whitney e atenderá às necessidades dos clientes governamentais da empresa.
Fonte e foto: Pratt & Whitiney
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram e Linkedin, faça parte de nosso telegram e conheça também nossa revista digital.