Primeira companhia aérea do mundo a operar voo de demonstração do A380 com combustível de aviação 100% sustentável
- O SAF drop-in pela primeira vez é usado em um A380 com total compatibilidade com o sistema existente da aeronave
- A colaboração entre setores traz experiência da Airbus, Engine Alliance, Pratt & Whitney, ENOC, Neste e Virent
- O voo Landmark foi equipado com 100% SAF em um dos quatro motores para testar o desempenho
A Emirates tornou-se a primeira companhia aérea do mundo a operar um voo de demonstração do A380 utilizando 100% Combustível de Aviação Sustentável (SAF). O voo de hoje, orgulhosamente comandado pelo Capitão Khalid Binsultan e pelo Capitão Philippe Lombet, decolou do Aeroporto Internacional de Dubai (DXB) com um dos quatro motores movidos a 100% SAF, ajudando a demonstrar seu potencial como um substituto imediato que atende às necessidades técnicas e de combustível de aviação. requisitos químicos, sendo ao mesmo tempo uma alternativa mais sustentável. O SAF pode reduzir as emissões de carbono em até 85%* durante o ciclo de vida do combustível quando comparado ao combustível de aviação convencional.
Voos de demonstração como o realizado hoje abrem caminho para a futura padronização, qualificação e adoção de voos 100% SAF, à medida que os governos adotam estratégias mais amplas para apoiar a produção e expansão de SAF. O voo de demonstração do A380 destaca o desempenho e a compatibilidade do SAF, tornando-o uma fonte de combustível segura e confiável, e contribui para o crescente conjunto de pesquisas realizadas pela indústria para avaliar os efeitos benéficos do 100% SAF no desempenho das aeronaves. Atualmente, o SAF está limitado a um limite de mistura de 50% em motores para voos comerciais.
O voo de demonstração do A380 da Emirates ocorre no momento em que a indústria da aviação, organizações internacionais, órgãos reguladores e funcionários de alto nível que conduzem decisões relacionadas com políticas convergem no Dubai para a Terceira Conferência da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) sobre Aviação e Combustíveis Alternativos (CAAF/3) . . Colaboradores dedicados da Airbus, Engine Alliance, Pratt & Whitney, Neste, Virent e ENOC têm trabalhado nos testes, avaliações técnicas e análise de dados para o voo de hoje.
O SAF 100% drop-in usado no voo de hoje inclui aromáticos renováveis e imita de perto as características do combustível de aviação convencional. Esta é a primeira vez que o SAF drop-in é usado em uma aeronave A380, com a expectativa de total compatibilidade com os sistemas existentes da aeronave. O voo transportou quatro toneladas de SAF, composto por HEFA-SPK fornecido pela Neste (querosene parafínico sintético de ésteres e ácidos graxos hidroprocessados) e HDO-SAK da Virent (querosene aromático sintético hidrodesoxigenado). A ENOC ajudou a garantir o SAF limpo composto por HEFA-SPK e combinou-o com Querosene de Aviação Sustentável (SAK) nas suas instalações no Aeroporto Internacional de Dubai antes da demonstração, e também realizou serviços a bordo.
O SAF 100% foi usado em um motor GP7200 da Engine Alliance , enquanto combustível de aviação convencional foi usado nos outros três motores. A unidade de energia auxiliar (APU) PW980 da Pratt & Whitney Canadá também funcionou com 100% SAF.
Na semana passada, foram realizados testes robustos de motor para um motor A380 Engine Alliance GP7200 usando 100% SAF, com o objetivo de validar a capacidade do motor de funcionar com a mistura especial 100% drop-in SAF sem afetar seu desempenho ou exigir quaisquer modificações. Os testes de motores terrestres foram realizados no moderno Centro de Engenharia da Emirates, em Dubai.
Adel Al Redha, Diretor de Operações da Emirates Airline, disse: “A Emirates é a primeira companhia aérea de passageiros do mundo a operar um A380 com 100 % de drop-in SAF alimentando um dos quatro motores GP7200 da Engine Alliance . Este é outro momento de orgulho para a Emirates e para os nossos parceiros, à medida que colocamos palavras em ação com a investigação e o teste de concentrações mais elevadas de SAF para eventualmente levar à adoção pela indústria de voos 100% SAF. Isto marca mais um passo significativo na validação do uso de SAF em um dos motores do A380, uma aeronave de fuselagem larga com quatro motores. A crescente procura global por alternativas de combustível de aviação com baixas emissões existe, e o trabalho dos produtores e fornecedores para comercializar o SAF e disponibilizá-lo será fundamental nos próximos anos para ajudar a Emirates e a indústria em geral a avançar no nosso caminho para reduzir as emissões de carbono. ”
Julie Kitcher, vice-presidente executiva de comunicações e assuntos corporativos da Airbus, comentou: “Ver a Emirates pilotando um A380, o maior avião comercial do mundo, movido por um motor movido a combustíveis de aviação 100% sustentáveis, é um momento simbólico. Estes combustíveis são hoje a forma mais eficaz de lidar com as emissões de CO2 na indústria da aviação e são cada vez mais apoiados pelas principais companhias aéreas do mundo. O SAF é vital para cumprir a meta do setor de emissões líquidas zero em 2050, mas precisa do apoio de toda a indústria. Na Airbus, estamos trabalhando para tornar todas as nossas aeronaves 100% capazes de SAF até 2030. Também estamos trabalhando com parceiros para aumentar o mercado global de SAF nos próximos anos. O propósito da Airbus como empresa é ser pioneiro no setor aeroespacial sustentável para um mundo seguro e unido. Através da nossa parceria com a Emirates, combinamos ambição com ação.”
“A Engine Alliance e a Emirates têm um relacionamento forte que remonta a 15 anos, desde a entrada em serviço do A380. Estamos orgulhosos de impulsionar o mais recente voo de demonstração SAF da Emirates – e partilhamos um compromisso com uma aviação mais sustentável no futuro”, disse Amy Johnston, presidente da Engine Alliance, uma empresa conjunta 50-50 entre a GE Aerospace e a Pratt & Whitney.
“Inovação e colaboração são as chaves para alcançar zero emissões líquidas de carbono até 2050, como mostra este voo de demonstração 100% SAF. A GE Aerospace parabeniza a Emirates por esta grande conquista e estamos orgulhosos de impulsionar os esforços da indústria em direção a um futuro mais sustentável”, disse Aziz Koleilat, vice-presidente de vendas e marketing globais para o Oriente Médio, Europa Oriental e Turquia da GE Aerospace. “Todos os motores GE Aerospace e Engine Alliance podem operar com misturas SAF aprovadas hoje e, por meio de extensas pesquisas e testes, a GE Aerospace está ajudando a liderar a aprovação e adoção de 100% SAF na indústria da aviação.”
“Aumentar o uso de SAF é fundamental para atingir a meta de emissões líquidas zero de carbono para a aviação, e estamos empenhados em garantir que todos os motores e APUs da Pratt & Whitney sejam compatíveis com as especificações SAF atuais e futuras, até 100%,” disse o diretor de sustentabilidade da Pratt & Whitney, Graham Webb. “Esta demonstração em voo num A380 da Emirates continua a impulsionar o estabelecimento de padrões futuros para 100% SAF, o que ajudará a maximizar a redução potencial das emissões do ciclo de vida de todas as aeronaves comerciais que voam nas próximas décadas.”
“O combustível de aviação sustentável desempenha um papel crucial na redução das emissões das viagens aéreas, mas para aproveitar totalmente o seu potencial de descarbonização, precisamos de permitir a utilização de 100% de SAF. Voos de teste como este voo A380 da Emirates utilizando o SAF da Neste são um passo importante em direcção a 100% “, disse Jonathan Wood , Vice-presidente de Gestão Comercial e Desenvolvimento de Negócios do negócio de Aviação Renovável da Neste .
“A Virent parabeniza a Emirates Airline por outro voo de demonstração bem-sucedido usando combustível de aviação 100% sustentável, apresentando o BioForm® SAK de queima mais limpa da Virent”, disse Dave Kettner, presidente e conselheiro geral da Virent . “ Com a tecnologia de combustíveis à base de plantas da Virent, este voo de teste mostrou que o combustível 100% renovável pode atender às especificações atuais e funcionar perfeitamente nos motores das companhias aéreas comerciais atuais. É fundamental que um consórcio de empresas, como este grupo, se reúna para tornar o combustível de aviação sustentável numa utilização mais generalizada. A Virent continuará a colaborar com empresas focadas no futuro e, através desta colaboração, poderemos continuar a reduzir as emissões e impulsionar uma indústria aérea mais eficiente em termos de combustível.”
Sua Excelência Saif Humaid al Falasi, CEO do Grupo ENOC, disse: “Na ENOC, reconhecemos a importância de trabalhar em colaboração com parceiros estratégicos e especialistas da indústria para alcançar um futuro mais sustentável para todos. Estamos satisfeitos por ter contribuído para abastecer o primeiro voo de demonstração de combustível de aviação 100% sustentável da Emirates num Airbus A380, o que nos aproxima um passo mais da descarbonização do sector da aviação dos EAU e da sua transformação num centro regional para combustíveis de aviação de baixo carbono. Continuamos empenhados em apoiar os esforços dos EAU no sector da aviação para garantir um crescimento sustentável contínuo.”
No início deste ano, a Emirates concluiu com sucesso o primeiro voo de demonstração 100% equipado com SAF na região num Boeing 777-300ER com motor GE90.
No mês passado, os primeiros voos da Emirates operando com SAF fornecidos pela Shell Aviation decolaram do Aeroporto Internacional de Dubai (DXB). A Shell forneceu 315 mil galões de SAF misturado para uso no hub da companhia aérea em Dubai.
A companhia aérea expandiu recentemente a sua parceria com a Neste para o fornecimento de mais de 3 milhões de galões de SAF misturado em 2024 e 2025 para voos que partem dos aeroportos Schiphol de Amesterdão e Changi de Singapura.
A Emirates atualmente aumenta o SAF na Noruega e na França e a companhia aérea continua a buscar oportunidades para usar o SAF em vários aeroportos à medida que o fornecimento se torna disponível.
A Emirates participa de uma série de grupos de trabalho da indústria e do governo dos Emirados Árabes Unidos, juntamente com compromissos contínuos com as partes interessadas para ajudar a dimensionar a produção e o fornecimento de SAF. No ano passado, juntamente com a GCAA dos EAU, a companhia aérea contribuiu para o desenvolvimento do roteiro de combustíveis power-to-liquid (PtL) dos EAU, impulsionado pelo Ministério de Energia e Infraestrutura dos EAU e pelo Fórum Económico Mundial, e tem sido um participante activo no Roteiro Nacional de Combustível de Aviação Sustentável dos Emirados Árabes Unidos, lançado em janeiro de 2023 pelo Ministério de Energia e Infraestrutura e pela GCAA.
*Calculado com metodologias estabelecidas de avaliação do ciclo de vida (ACV), como a metodologia CORSIA.
Fonte e foto: Emirates
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram e conheça também nossos canais de tranmissão no Instagram e no telegram