Serviço aerofotogramétrico doou equipamentos de produção histórica ao museu nacional da aeronáutica e espacial
Equipamentos e coleta de imagens aéreas, métricas e de satélite contribuirão para aumentar o patrimônio aeronáutico do Chile.
No âmbito da comemoração dos 60 anos da criação do Serviço Aerofotogramétrico (SAF), na manhã de terça-feira, 3 de outubro, a Unidade doou ao Museu Nacional da Aeronáutica e do Espaço (MNAE), um conjunto de equipamentos produtivos históricos da SAF, que possibilitou processar e disponibilizar as informações geoespaciais que a Força Aérea Chilena e o país necessitavam para a execução de diversas atividades.
Durante a cerimónia, que contou com a presença do Diretor Geral da Aeronáutica Civil, General de Aviação Raúl Jorquera Conrads, acompanhado do Diretor Espacial, General de Brigada Aérea (A) Luis Felipe Sáez Collantes e do Diretor do MNAE, General de Aviação Aposentado Ricardo Gutiérrez Alfaro, além dos convidados especiais, o Diretor da SAF, Coronel de Aviação (A) Jaime Fernández disse aos presentes que “hoje deixamos neste imponente museu uma parte importante da história da SAF, mas também faz parte de a tua história. A partir de agora será este museu nacional que, através de exposições, dará novamente vida a estas equipas, de forma a preservar e transmitir a nossa história e a nossa identidade cultural.”
Por sua vez, o Diretor do MNAE, Ricardo Gutiérrez, agradeceu “a preocupação da SAF em doar o equipamento produtivo, além do acervo de imagens, que permite reescrever a história em conformidade, sendo uma tremenda contribuição para o acervo do museu sistema e para a história aeronáutica.”
É interessante notar que entre os equipamentos produtivos históricos doados estão uma câmera aérea Wild RC-30, um ampliador aéreo Durst M805 Color, uma copiadora de contato Carl Zeiss KG 30, uma copiadora Mark-V Color e um instrumento de restituição Estereosimplex Galileo Santoni. Modelo G-7.
Da mesma forma, a SAF entregou uma série de imagens aéreas e de satélite, destacando a primeira imagem capturada no Chile por uma câmera convencional datada de 1912 e correspondente ao Estero Marga Marga em Viña del Mar.
Fonte e foto: Força Aérea do Chile
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram e conheça também nosso canal de transmissão no Instagram, aproveite também para nos seguir no instagram.