SITA foi escolhida pela VINCI Airports para aprimorar operações em sete aeroportos brasileiros
A parceria inclui implementação de solução de gerenciamento de aeroportos para melhorar processos operacionais e reduzir o consumo de combustível das aeronaves
A SITA, líder global em tecnologia para o setor de transporte aéreo, foi escolhida pela Concessionária Amazon Airport, que opera sete aeroportos como parte da VINCI Airports Network, para implementar a solução SITA Airport Management nos Aeroportos de Manaus; Aeroporto de Porto Velho; Aeroporto de Rio Branco; Aeroporto de Boa Vista; Aeroporto de Cruzeiro do Sul; Aeroporto de Tabatinga; e Aeroporto de Tefé. Além disso, o grupo aeroportuário renovou um acordo em andamento com a SITA para continuar fornecendo o mesmo serviço no Aeroporto Salvador Bahia. Os sistemas estarão disponíveis para os passageiros a partir do segundo semestre deste ano.
A SITA Airport Management é uma solução para aeroportos que auxilia gerentes e companhias aéreas a administrar com maior eficiência operações de voo, otimizar os recursos fixos e móveis – como balcões de check-in e carrosséis de coleta de bagagens – e gerenciar os recursos móveis, ou seja, a equipe que trabalha durante o pouso e decolagem da aeronave. A ferramenta também facilita a tomada de decisões colaborativas, além de possibilitar uma redução no consumo de combustível ao diminuir o tempo de funcionamento dos motores de avião, limitando a ociosidade.
Também serão incorporados o “SITA Operations Manager”, que armazena todos os dados relacionados às operações, e aplica regras de negócios de acordo com os procedimentos operacionais do aeroporto; o “SITA Fixed Resource Manager”, que otimiza o uso de recursos pelo aeroporto e as operações de voo; e os módulos do “SITA Information Display System”, que disponibilizam aos passageiros dados precisos e oportunos sobre os voos por meio de telas totalmente personalizáveis em todo o aeroporto.
Com a combinação dessas tecnologias, os oito aeroportos da rede VINCI Airports no Brasil poderão consolidar os dados operacionais de todos os aeroportos sob sua administração no país, monitorando os principais indicadores de desempenho das operações dos terminais e do negócio, garantindo o cumprimento dos objetivos de qualidade de serviço para os passageiros. Além disso, os dados poderão ser compartilhados com toda a rede do grupo, possibilitando o crescimento externo da concessionária responsável pelos aeroportos da Amazônia.
“Os aeroportos brasileiros estão vivenciando uma demanda crescente de tráfego aéreo, e é por isso que a otimização das operações é mais importante do que nunca para garantir que o setor possa acompanhar esse ritmo. Soluções como o SITA Airport Management podem ajudar a liberar as capacidades operacionais dos aeroportos do país, da região e em escala global. Estamos entusiasmados com a expansão de nossa parceria com a VINCI Airports, responsável pela operação de mais de 70 aeroportos em 14 países ao redor do mundo”, destacou Shawn Gregor, Presidente da SITA nas Américas
Benefícios das soluções para vários aeroportos
As soluções multi aeroportuárias da SITA reduzem custos operacionais nos aeroportos por meio do gerenciamento otimizado e simplificado das rotinas aeroportuárias, tanto a longo prazo quanto nas operações cotidianas. Elas também podem aumentar os fluxos de receita dos aeroportos, melhorar o desempenho das operações de solo das aeronaves e aumentar a satisfação das companhias aéreas e dos passageiros. Graças à maior disponibilidade, qualidade e pontualidade dos dados, os aeroportos desenvolverão habilidades na resolução de problemas operacionais não planejados, evitando imprecisões em seus processos internos mais críticos, como o faturamento de serviços para parceiros comerciais.
“Estamos muito satisfeitos em continuar e expandir nossa parceria com a SITA para o uso dessas tecnologias. Este ano tem sido positivo em relação ao crescimento, recuperação e consolidação de avanços no cenário pós-pandemia. Neste novo momento, mais do que nunca, as ferramentas oferecidas por essa empresa serão de grande utilidade para tomarmos decisões que continuarão a nos levar a um caminho de sucesso. Será muito gratificante começar a implementar essas novas ferramentas nos aeroportos que administramos na região amazônica brasileira”, afirma Julio Ribas, CEO da VINCI Airports no Brasil.
Sobre a SITA
A SITA é uma fornecedora de TI do setor de transporte aéreo, oferecendo soluções para companhias aéreas, aeroportos, aeronaves e governos. Nossa tecnologia possibilita viagens aéreas mais fluidas, seguras e sustentáveis.
Com cerca de 2.500 clientes, as soluções da SITA impulsionam a eficiência operacional em mais de 1.000 aeroportos, além de cumprir a promessa de viabilizar 17 mil aeronaves conectadas em todo o mundo. A SITA também fornece soluções de tecnologia que ajudam mais de 70 órgãos governamentais a encontrar equilíbrio entre fronteiras seguras e viagens otimizadas. Nossa rede de comunicações conecta todos os cantos do globo e abrange 45% da troca de dados do setor da aviação.
Em 2023, a iniciativa Science Based Targets (SBTi) aprovou nossas metas de redução de emissões de curto e longo prazo. Essas normas, fundamentadas na ciência, são essenciais para orientar nossas ações climáticas, com o objetivo de reduzir efetivamente as emissões de gases de efeito estufa. Além disso, estamos desenvolvendo soluções para ajudar a indústria a atingir seus compromissos de redução de carbono, incluindo a redução do consumo de combustível e maior eficiência operacional.
A SITA é 100% de propriedade da indústria de aviação e totalmente impulsionada por suas necessidades. É uma das empresas com maior diversidade internacional, prestando serviços em mais de 200 países e territórios.
Para mais informações, acesse http://www.sita.aero
Fonte: SITA
Foto: 4045
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube .
Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.
Conheça também nossas outras mídias.