Aeronaves

SkyCourier: Versatilidade e Eficiência Conquistam o Mercado Brasileiro na LABACE 2025

A versatilidade do Sky Courier, a nova aeronave que aterrissou no Brasil

Em visita a Latin American Business Aviation Conference & Exhibition (LABACE) e, em um estande movimentado, conversei com Juan Escalante, VP de vendas do Sky Courier, representante da fabricante Textron Aviation, para saber mais sobre uma aeronave que despertou seu interesse: o Cessna Sky Courier. O modelo, que está fazendo sua estreia em solo brasileiro, já está em operação no país e promete se adaptar às mais variadas necessidades do mercado de aviação regional.

Versatilidade para carga, passageiros e muito mais

O grande destaque do Sky Courier é sua versatilidade. Conforme Juan explica, a aeronave possui uma porta de carga que, por seu design, permite tanto operações de carga quanto de passageiros. “A aeronave tem três versões”, diz ele, “a versão de passageiros, com 19 assentos, a versão de carga, na qual você pode remover todos os assentos, e a versão Combi, que combina carga e até 9 passageiros.”

Essa flexibilidade é um ponto-chave para os operadores, que podem adaptar a aeronave de acordo com a demanda do momento, alternando entre contratos de carga e de passageiros com facilidade.

Manutenção simplificada e baixo custo operacional

Além de ser adaptável, o Sky Courier foi projetado com a tecnologia atual e pensando nas necessidades do mercado. “O sistema de manutenção é super simples“, afirma Juan. “A manutenção é feita a cada 800 horas ou 18 meses, o que significa que a aeronave passa mais tempo voando do que parada.” Essa simplicidade, combinada com a utilização de sistemas já testados e comprovados (como os motores Pratt & Whitney PT6A-65SC), contribui para a manutenção de um custo operacional baixo, um fator que atrai os clientes.

Abastecimento simplificado e demanda crescente

Outra facilidade notada no projeto do Sky Courier é o seu sistema de reabastecimento. A aeronave utiliza jet fuel e conta com um sistema de abastecimento de ponto único (one point refuel), eliminando a necessidade de escadas e tornando o processo muito mais prático para os pilotos.

Apesar de ser um lançamento recente no Brasil, a demanda pela aeronave já é alta. “A aeronave é super popular aqui no Brasil”. Juan garante que o modelo tem uma forte demanda não só no mercado brasileiro, mas em toda a América Latina e no resto do mundo.

Foto: Adriano Moura Buzeli – Revista Piloto Ribeirão

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube .

Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter (X) , LinkedinBlueSky e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.

Conheça também nossas outras mídias.