Supercomputadores ajudam pesquisadores da Quesst a prever o som do X-59
Quando nossa aeronave X-59 decola em seu Quesst para transformar estrondos sônicos altos em “batidas” sônicas mais silenciosas, voar através de um arco-íris levaria a algumas fotos fantásticas. Até lá, temos esta ilustração onírica criada pelos supercomputadores avançados da NASA.
Antes do X-59 voar, os pesquisadores da NASA estão ficando à frente da curva usando a dinâmica de fluidos computacional para criar o que é, essencialmente, um túnel de vento virtual mostrando detalhes aerodinâmicos incríveis.
Nesta imagem, as linhas paralelas que se estendem para fora da aeronave retratam ondas de choque acústicas que o X-59 está previsto para criar durante o voo supersônico que resultará em um “baque” sônico mais silencioso. Observe como o nariz aerodinâmico longo e fino da aeronave perfura o ar – um design fundamental para acalmar a lança.
Esses dados, que os pesquisadores usarão para criar ferramentas e software de planejamento de voo para a missão Quesst, foram criados na Instalação de Supercomputação Avançada da NASA em seu Centro de Pesquisa Ames, na Califórnia, usando uma ferramenta sofisticada chamada Cart3D – um programa desenvolvido pela NASA que pode processar enormes quantidades de dados de forma autônoma.
Crédito da imagem: NASA
Crédito de texto: John Gould – Aeronautics Research Mission Directorate
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram e conheça também nossa revista digital.