Zurich Airport Brasil e Consórcio formado pela Construtora Barbosa Mello e Engeform Engenharia assinam contrato para obras do Aeroporto de Macaé (RJ)
Consórcio venceu concorrência do operador internacional Zurich Airport para a construção de uma nova pista com geração estimada de 380 postos de trabalho.
A Zurich Airport Brasil, concessionária dos aeroportos de Macaé, Florianópolis e Vitória, e as construtoras Barbosa Mello (CBM) e Engeform Engenharia firmaram contrato para a construção da nova pista do Aeroporto Joaquim de Azevedo Mancebo, localizado na cidade de Macaé (RJ). O investimento da concessionária suíça é de R$ 220 milhões.
O consórcio será responsável pela implantação da nova pista de pousos e decolagens, incluindo as atividades de desenvolvimento do projeto executivo, terraplenagem, drenagem, tratamento de solos, pavimentação, sinalização e balizamento. Também faz parte do escopo a relocação de equipamentos de auxílio à navegação e revestimento vegetal. O projeto prevê, ainda, a realização de trabalhos na infraestrutura do local com a construção de taxiways e ampliação do pátio de aeronaves de asa rotativa.
A nova pista terá extensão de 1.410 metros e permitirá o pouso e a decolagem de aeronaves de maior porte, como o jato EMB 195, mudando a categoria da base aeroportuária. A previsão de início dos trabalhos é junho deste ano.
“A nova infraestrutura de pista visa atender o crescente potencial da operação offshore na Bacia de Campos e irá contribuir para um novo ciclo de desenvolvimento da cidade, aliando a vocação turística da Costa Fluminense a um aeroporto adequado para operação offshore e comercial” afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.
Atualmente, o Aeroporto de Macaé responde por cerca de 55% das operações offshore na região, o que representa um aumento de 120% em sua participação no mercado desde o início da concessão ao grupo suíço, em 2019.
“O investimento da Zurich Airport amplia a infraestrutura logística e aumenta a competitividade do estado, impulsionando nosso crescimento e comprovando que o Rio de Janeiro voltou a ser atrativo para grandes empresas e empreendimentos nacionais e internacionais. Além disso, beneficia Macaé e o Norte Fluminense, região que é um dos motores da economia fluminense” afirma, Vinicius Farah, secretário de Desenvolvimento Econômico, Industria, Comércio e Serviços.
A obra está prevista no contrato de concessão do aeroporto, como contrapartida a ser executada pela administradora do aeroporto, com prazo de execução de até 2 anos. O consórcio de construtoras estima a geração de cerca de 380 empregos diretos e indiretos. Mesmo com a obra em andamento, os voos de aeronaves de asa rotativa, como helicópteros, que hoje são o principal movimento do aeroporto, continuarão operando de maneira regular.
Sobre a Zurich Airport Brasil: A Zurich Airport Brasil tem 100% da concessão dos aeroportos de Florianópolis, Vitória e Macaé. Parte do grupo suíço Zurich Airport, a concessionária tem a qualidade em seu DNA, sendo atualmente a administradora dos dois melhores aeroportos do país, Florianópolis e Vitória. Em Florianópolis, a Zurich Airport também teve como contrapartida do contrato de concessão a realização de uma grande obra de infraestrutura: a construção de um novo terminal de passageiros, com 50 mil metros quadrados, inaugurado em outubro de 2019. Com investimento de R$ 550 milhões, a obra foi concluída em prazo recorde, 18 meses, com a adição do Boulevard 14/32, uma praça de eventos, lazer e compras em frente ao terminal.
Sobre a Construtora Barbosa Mello – Com quase 65 anos de atuação no mercado, a Construtora Barbosa Mello (CBM) vem implantando soluções de engenharia e construção por todo o Brasil. A CBM está presente no setor de construção pesada de obras industriais, mineração, saneamento, rodovias, portos, aeroportos etc. Com atividades diversificadas, a construtora aporta inovação e engenharia de valor em seus trabalhos, com o uso de novas tecnologias, um parque de equipamentos robusto e uma mão de obra cada vez mais qualificada.
Em 2022, foi eleita a melhor empresa na gestão de pessoas pelo prêmio Valor Carreira, realizado pelo Valor Econômico; ficou entre as quatro melhores no ranking setorial de Construção e Engenharia do Prêmio Valor Inovação 2022 e conquistou o 5º lugar no ranking 500 Grandes da Construção, elaborado pela revista OE.
Sobre a Engeform
Seguindo o princípio de que “tudo que merece ser feito, merece ser bem feito”, a Engeform é uma empresa com 46 anos de história que possui quatro frentes de atuação: a Engeform Engenharia, com mais de 630 empreendimentos e obras entregues pelo Brasil com a “arte de engenheirar”; a Engeform Desenvolvimento Imobiliário, que conta com uma carteira própria de edifícios corporativos e módulos residenciais inovadores, como o Coworking São Paulo; a Engeform Energia Renovável, que atua no mercado de energia renovável por meio da PEC Energia, há mais de 15 anos impulsionando a transição para um futuro sustentável; e a Engeform Concessões e Investimentos, a mais nova unidade de negócio com foto em projetos estruturados.
Em 2020, foi eleita empresa número um do setor da construção no ranking Valor 1000. Em 2022, manteve a posição entre as TOP 5 empresas da pesquisa Mulheres na Liderança no setor da Construção pelo 3° ano consecutivo; também segue, há 3 anos, no TOP 100 Open Corps e TOP 10 no setor de Construção; conquistou a recertificação como empresa Great Place to Work (GTPW) e foi destaque nas categorias Inovação e Pessoas no anuário da revista Época Negócios. A empresa conta ainda com certificações LEED em três de seus prédios corporativos.
Para mais informações, acesse o site e acompanhe as páginas oficiais no LinkedIn (Engeform e PEC Energia) e Instagram (@engeform.engenharia, @pec.energia e @emgeformdi).
Fonte e foto: Zurich Airport Brasil
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram e conheça também nossa revista digital.