AeroespacialNotícias

100 anos de progresso aeroespacial na Espanha

O objetivo da Airbus de “ser pioneira em aeroespacial sustentável para um mundo seguro e unido” é construído sobre os pontos fortes de seus países fundadores – com a Espanha trazendo experiência e excelência adquiridas durante um século de conquistas que abrangem o espectro desde o projeto e fabricação de aeronaves civis e militares de ponta até a construção de satélites que desvendam segredos do nosso universo.

Desde o estabelecimento da Construcciones Aeronáuticas SA (CASA) em março de 1923, a indústria espanhola evoluiu continuamente e hoje abriga instalações de produção de aeronaves e helicópteros Airbus, juntamente com produtos espaciais e de defesa. Os centros de pesquisa e desenvolvimento na Espanha também são vitais para manter a Airbus na vanguarda da tecnologia – preparando-se para os próximos 100 anos.

Da CASA à Airbus, um século de inovação aeroespacial espanhola

Aproximadamente 13.000 funcionários altamente qualificados da Airbus trabalham em oito locais em três das principais regiões da Espanha: Madri, Castela-La Mancha e Andaluzia. Como resultado, a Airbus está no centro da indústria aeroespacial e de defesa na Espanha, liderando a maioria dos programas nacionais e cooperativos do país nesses setores.

Defesa: de transportadores aéreos a drones e sistemas de missão

As atividades de defesa representam uma grande parte dos negócios da Airbus em Espanha. Isso reflete os pontos fortes tradicionais do país que traçam suas raízes para a herança da CASA, incluindo o bimotor C-212 Aviocar STOL (decolagem e pouso curto) de transporte aéreo multifuncional desenvolvido na década de 1960 e construído durante uma produção de 40 anos. Hoje, o foco está no desenvolvimento de aeronaves para transporte estratégico e tático, bem como para missões especiais – juntamente com um papel importante no programa multinacional de aviões a jato de combate Eurofighter.

Primeiro voo do C212

Entre os aspectos mais visíveis da atividade de defesa da Espanha estão suas instalações de montagem para o grande avião de transporte aéreo de quatro motores A400M movido a turboélice da Airbus e o transporte tático biturboélice C295. Juntam-se a eles o centro de conversão que transforma os A330 de sua configuração de passageiros no A330 MRTT (Multi-role Tanker Transport). Os Centros Internacionais de Treinamento e Entrega da Airbus Air Systems também estão localizados no país, juntamente com a produção de componentes de aeronaves em materiais avançados de aviação.

LLF A400M

A Airbus desenvolveu suas capacidades na Espanha para drones de geração atual e futura e veículos aéreos não tripulados; enquanto especialistas líderes mundiais em geoinformação, sistemas de missão, estações terrestres, inteligência, simulação e gerenciamento ambiental também são empregados pela Airbus. As fábricas andaluzas de Tablada e Cádis participarão na industrialização e produção do Eurodrone.

Para o Future Combat Air System (FCAS) – que é o projeto de defesa mais importante da Europa para as próximas décadas – a Espanha estará no centro de seu desenvolvimento, concentrando-se nas capacidades aprimoradas de baixa observabilidade (furtividade), bem como no caça de nova geração.

Envolvimento da Espanha em aeronaves comerciais Airbus

As unidades espanholas são responsáveis pelo projeto, engenharia e fabricação de componentes para quase todas as aeronaves comerciais de fuselagem larga e de corredor único da Airbus, começando na década de 1970 com elementos para o A300 e o A310. A produção atual varia de empenagens e fuselagens traseiras a estabilizadores horizontais e cones de cauda para aeronaves das famílias A330, A350 e A320. A tampa inferior da asa do A350 – o maior componente único de fibra de carbono neste mais recente membro da linha de produtos widebody da Airbus – também é produzida na Espanha.

A350 picture

O futuro da aviação dependerá da sua capacidade de descarbonização, com a Espanha a desempenhar um papel fundamental na investigação e desenvolvimento da Airbus que apoiam uma indústria de transporte aéreo mais sustentável. O país é o lar de um dos principais locais da Airbus UpNext, que tem a missão de desenvolver e testar rapidamente futuras tecnologias aeroespaciais disruptivas em aplicações em escala.

Também na Espanha está o Centro de Desenvolvimento de Emissões Zero (ZEDC) da Airbus para tecnologias de hidrogênio, colocando o foco em energia não propulsiva, sistemas para resfriamento de células de combustível e fibra óptica, bem como tanques de fibra de carbono para armazenamento de hidrogênio líquido criogênico.

Papel de liderança da Airbus na Espanha para helicópteros

A Airbus lidera os negócios do setor de helicópteros na Espanha, fornecendo helicópteros construídos pela empresa para clientes nos setores militar, governamental, policial e outros. O país tem uma longa tradição de helicópteros, levando de volta à invenção do autogiroscópio na década de 1920 pelo engenheiro espanhol Juan de la Cierva.

De La Cierva with Autogiro

O projeto, a fabricação, o MRO (manutenção, reparo e revisão) relacionados a helicópteros, bem como as funções de vendas, engenharia, gerenciamento de programas, vendas e suporte são tratados pelos funcionários espanhóis da Airbus.

A Espanha também é um centro de excelência para fuselagens traseiras incorporadas em toda a gama de helicópteros da Airbus – civis e militares – e é onde ocorre a produção das fuselagens dianteira e central para todas as variantes do helicóptero NH90.

Envolvimento em programas espaciais espanhóis, europeus e norte-americanos

Desde 1966, a Airbus faz parte de programas espaciais nacionais europeus e espanhóis, com envolvimento em satélites, lançadores e infraestrutura em órbita. Isso inclui o papel de principal contratante da Airbus para o satélite de observação e reconhecimento PAZ da Espanha, lançado em 2018, e o primeiro satélite da Agência Espacial Europeia (ESA) construído por uma empresa espanhola: o telescópio espacial CHEOPS (CHaracterising ExOPlanet Satellite), lançado em 2019.

O projeto e a fabricação espanhóis também envolvem grandes estruturas de fibra de carbono para os lançadores comerciais Ariane 5, Ariane 6 e Vega. A experiência no tratamento da fibra de carbono deu à Espanha o reconhecimento como um Centro de Excelência de Compósitos, e uma nova unidade industrial em Getafe cuidará da produção que inclui a colocação, processamento e pintura de estruturas compostas para a próxima geração do Ariane 6.  

Ariane 6 Four Boosters

A Airbus projeta e produz produtos eletrônicos de última geração para aplicações espaciais que variam de satélites, sondas espaciais profundas e infraestrutura orbital a sistemas de transporte espacial. Entre os exemplos estão os sistemas de processamento e controle de dados a bordo que têm sido capacidades centrais na Airbus Crisa na Espanha desde o início deste negócio há mais de 35 anos.

A exploração espacial também desempenha um papel fundamental nas atividades da Airbus baseadas na Espanha, incluindo a contribuição de antenas ativas nos rovers marcianos Curiosity e Perseverance da NASA desenvolvidos pelos EUA – permitindo comunicações com a Terra a partir da superfície do Planeta Vermelho.

A Airbus está a construir o satélite LSTM em Espanha para monitorizar as temperaturas da superfície terrestre como parte do programa Copernicus da União Europeia. No domínio das cargas úteis e dos instrumentos, o pessoal espanhol da Airbus está a desenvolver a componente europeia do satélite SMILE da Agência Espacial Europeia, que foi concebido para proporcionar uma melhor compreensão do clima espacial; bem como os instrumentos ICI (Ice Cloud Imager) e SCA wind scatterometer para os satélites meteorológicos operacionais de segunda geração MetOp-SG. Além disso, a operação espanhola da Airbus é responsável por integrar a carga útil nos satélites SPAINSAT NG a serem orbitados para as necessidades de comunicações seguras do governo e das forças armadas do país.

Enquanto a Airbus celebra os 100 anos do legado industrial da Espanha, as equipes espanholas da empresa estão comprometidas em inovar e ser pioneiras no próximo século de aviação, defesa e espaço.

Fonte e foto: Airbus

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, nosso perfil no Instagram, faça parte de nosso telegram  e conheça também nossa revista digital