Aeroporto Internacional Afonso Pena registra aumento aproximado de 14% no número de passageiros em 2023
Em crescimento contínuo há três anos, Aeroporto Internacional Afonso Pena registra aumento aproximado de 14% no número de passageiros em 2023
O maior aeroporto do Paraná registrou mais de 5,5 milhões de viajantes no ano passado. Terminal deverá superar os números do período de pré-pandemia ainda em 2024
A CCR Aeroportos divulgou oficialmente os dados de movimentação de seus 16 aeroportos no ano de 2023, com resultados expressivos. Maior terminal administrado pela concessionária, o Aeroporto Internacional Afonso Pena (CWB) registrou um aumento de 13,84% no número de passageiros na comparação com o ano anterior. Ao todo, foram 5.565.815 viajantes no período. O volume é significativo e consolida o bom momento de CWB, que registra crescimento anual contínuo desde de 2021. A expectativa é de que o Afonso Pena supere o volume de passageiros registrado no período pré-pandêmico ainda em 2024.
Administrado pela CCR Aeroportos desde 2022, o aeroporto está recebendo uma série de obras e melhorias que devem transformar o terminal nos próximos anos, incluindo a construção da terceira pista que deverá ser entregue até o final de 2026. Além do aumento do número de passageiros, o Afonso Pena tem registrado um significativo crescimento na quantidade de lojas e serviços oferecidos dentro do sítio aeroportuário, além do crescimento de rotas cargueiras internacionais que subiram de seis para dez ao longo de 2023, consolidando o terminal como o quinto do País em volume de importações de produtos.
Outro marco importante do ano do aeroporto foi a ampliação das opções de rotas comerciais internacionais com a inclusão de quatro voos semanais para Montevidéu desde o último mês de outubro. Além da capital uruguaia, o Afonso Pena tem rotas diretas disponíveis para Buenos Aires e Santiago.
Os resultados satisfatórios em diferentes setores têm ajudado o aeroporto a se colocar em um lugar de destaque no hub de transporte aéreo nacional. Em janeiro, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgou a pesquisa Indicadores de Qualidade de Serviço (IQS) que apontou o Afonso Pena como o segundo melhor avaliado do País entre os aeroportos privados.
Para o gerente do Aeroporto Internacional Afonso Pena, Eden Pisani Junior, o crescimento registrado no balanço anual reforça a caminhada de crescimento do terminal nos últimos anos: “Estamos trabalhando para colocar o Afonso Pena em destaque no setor aéreo brasileiro e temos tido sucesso até aqui. Este crescimento é resultado tanto do esforço de nossos colaboradores, quanto das parcerias que temos fomentado com as companhias aéreas, um esforço que tem é fundamental para os resultados que temos obtido. A meta é seguirmos nessa trajetória de crescimento ao longo de 2024”, afirma Pisani.
Sobre a CCR Aeroportos
A CCR Aeroportos é uma divisão de negócios do Grupo CCR que opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em quatro países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros por ano.
Fonte e foto: CCR Aeroportos
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube e Dailymotion.
Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.
Conheça também nossas outras mídias.