Altitudes aromáticas – A arte do chá com os Emirados
Celebrando o Dia Internacional do Chá em 21 de maio, a Emirates destaca as origens sustentáveis, as propriedades curativas e o serviço artístico do chá artesanal a bordo dos voos da Emirates para 140 destinos em todo o mundo, à medida que o consumo de chá aumenta em mais de 10% nos últimos anos.
Cervejas perfumadas com vistas altas do céu
Todos os anos, a Emirates prepara mais de 33 milhões de xícaras de chá para os passageiros a bordo, além de servir uma variedade de chá nos lounges dos aeroportos da Emirates em todo o mundo. O consumo de chá a bordo aumentou constantemente nos últimos anos em mais de 10%, à medida que muitos passageiros adotam um estilo de vida de bem-estar. O chá tem uma infinidade de benefícios para a saúde e propriedades curativas, além de proporcionar um momento ritualístico que muitos acham que aumenta o conforto e a calma.
A Emirates oferece uma seleção de 12 misturas gourmet; desde o Cinza Conde Original que aumenta a energia, até as Flores de Camomila Pura suaves e que acomodam o estômago, saudáveis e antioxidantes Sencha Green Extra Special para Cúrcuma, Coco e Baunilha – um chá relaxante com propriedades anti-inflamatórias, Chá Verde Natural e Chá Preto de Ceilão – formas puras de chá, hortelã marroquina amigável à digestão, chá de café da manhã energizante e o Emirates Signature Blend – um exclusivo chá feito por calêndula, cártamo, rosa e notas de amêndoa e gengibre para representar os sabores dos Emirados Árabes Unidos.
Elevar o bem-estar com chá
A bordo da Emirates, o chá mais popular na Primeira Classe é o Chá Verde de Menta Marroquino, enquanto os passageiros da Classe Executiva estão desfrutando de muito Chá Verde de Menta Marroquino e Chá de Camomila e a escolha popular na Classe Econômica é o tradicional Chá Preto do Ceilão.
A Emirates faz parceria exclusiva com a Dilmah Tea, que explica que chás saudáveis e naturais, especialmente o verde e o preto, contêm polifenóis, como catequinas e flavonoides, que atuam como antioxidantes, protegendo o organismo contra os radicais livres, que podem danificar as células e contribuir para doenças crônicas. O chá contém cafeína, que pode aumentar o estado de alerta mental, foco e concentração, mas como o teor de cafeína no chá é geralmente menor do que o café, ele fornece um impulso de energia mais moderado e sustentado sem causar nervosismo, ideal para passageiros que viajam através de fusos horários. O chá de camomila tem uma qualidade levemente sedativa, que pode apoiar os passageiros que precisam dormir em viagens de longa distância. Certos chás de ervas, como hortelã-pimenta, também podem ajudar a digestão e aliviar sintomas como inchaço e náuseas – outro desafio que alguns experimentam quando sua rotina normal é alterada devido a viagens.
Treinamento de chá atemporal para tripulantes de cabine
A Emirates considera que o serviço de chá é um ritual que requer reflexão e cuidado. A tripulação de cabine da Emirates recebe uma experiência de aprendizagem especializada em chá, onde descobrem as origens sustentáveis do chá Dilmah, são apresentados aos sabores únicos, aprendem a preparar a chávena perfeita e realçam ainda mais o sabor com uma variedade de acessórios – desde hortelã fresca a mel e limão. Na Primeira Classe, os passageiros que desejam adoçar seu chá recebem superalimento natural – mel, produzido localmente pela marca dos Emirados Árabes Unidos April. Os passageiros da Primeira Classe podem desfrutar do seu chá numa escolha de chávena ou caneca de osso fino Royal Doulton, enquanto os passageiros da Classe Executiva são servidos chá na caneca de porcelana de osso fino Royal Doulton. A qualidade da água usada para fazer o chá também é considerada e monitorada regularmente, e a Emirates garante que os tanques de água, equipamentos usados para transporte e linhas de abastecimento forneçam água perfeitamente potável, por meio de desinfecção, manutenção e auditorias regulares.
A tripulação de cabine também aprende sobre harmonização de chá e comida, onde as principais recomendações para os passageiros podem incluir combinar frutos do mar, queijos macios e sushi com chá verde, carne bovina e caça, sobremesas doces ou queijos duros com chá preto, ou combinar chás florais, como camomila, com pratos que têm um perfil de sabor cítrico ou torta – como o novo prato vegano da Emirates – torta de abobrinha.
Mergulhado na história – Emirates e Dilmah Tea
Por mais de três décadas, a Emirates optou por fazer parceria com a apaixonada e familiar Dilmah Tea, uma empresa de chá do Sri Lanka lançada em 1985, a primeira marca de chá de propriedade do produtor global em que o chá é cultivado, escolhido a dedo e embalado na origem – preservando perfeitamente sua bondade natural e garantindo uma posição incomparável como um dos melhores chás do mundo.
As propriedades de chá Dilmah ficam majestosamente em meio a vistas inspiradoras de cachoeiras abundantes, topos de montanhas e paisagens exuberantes, produzindo chá de Ceilão de qualidade excepcional. O Chá de Ceilão é feito a partir das folhas de chá da melhor qualidade em propriedades imaculadas na mais alta altitude, e o chá obtém sua característica e sabores únicos da rica biodiversidade da floresta que o rodeia. Colhidas a dedo nas colinas centrais do Sri Lanka, as folhas de chá são murchas, enroladas, fermentadas e queimadas para produzir chá com aromas, sabores e texturas sofisticados – frescos da plantação à xícara. A pureza do chá Dilmah levou o fundador, Merrill Fernando, a chamá-lo de “dom da natureza do bem”.
A História do Chá
As origens do chá podem ser rastreadas há milhares de anos até a China antiga. De acordo com lendas e relatos históricos, a história do chá começa com o imperador chinês Shennong, que reinou por volta de 2737 a.C. Um dia, quando ele estava sentado sob uma árvore, as folhas da árvore caíram em um vaso de água fervente, criando uma infusão perfumada. Intrigado com o aroma, o imperador decidiu provar a bebida e a achou refrescante e deliciosa. Esta descoberta casual é muitas vezes considerada a origem mítica do chá.
O cultivo e o consumo do chá gradualmente se espalharam pelos países vizinhos ganharam popularidade por suas propriedades medicinais e efeitos revigorantes, apreciados por suas qualidades calmantes e meditativas. O chá acabou chegando a outras partes do mundo através do comércio e da exploração. Os comerciantes árabes trouxeram o chá para o Oriente Médio e Norte da África, onde foi entusiasticamente abraçado e adaptado aos gostos regionais. De lá, o chá chegou à Europa por meio de rotas comerciais e ganhou popularidade entre a aristocracia europeia no século 17. A Companhia Britânica das Índias Orientais desempenhou um papel significativo na introdução do chá no mundo ocidental, tornando-o uma bebida básica em muitos países.
5 dicas para uma cerveja perfeita em casa
1. Selecione um chá de alta qualidade, como o Dilmah, feito da maneira artesanal tradicional, pois um chá embalado na fonte manterá seu frescor e pureza.
2. Para proteger o sabor fresco e a bondade natural, transfira o conteúdo para um recipiente limpo, seco, hermético e sem odor e armazene em um lugar fresco e seco. Leve à geladeira se possível.
3. Use uma chaleira livre de calcário ou sedimentos e encha até o nível necessário com água filtrada ou de nascente. Ferva a água doce a 100°C. Nunca volte a ferver água porque o gás carbônico presente na água afeta a acidez, que desempenha um papel crítico na ionização dos polifenóis do chá e afetará o sabor e o teor de cafeína.
4. Prepare o chá entre 2-5 minutos e mexa para deixar o sabor infundir.
5. Se você gosta de chá adoçado, use mel como adoçante natural. Folhas frescas de hortelã, gengibre, limão, capim-limão, cardamomo são aprimoramentos naturais para o chá, juntamente com o leite morno. Chá branco, chá verde e chá oolong são melhor apreciados sem leite ou açúcar.
Fonte e fotos: Emirates
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram e conheça também nossa revista digital.