Empresas AéreasGalleyNotícias

Amandine Chaignot reforça equipe da Air France com seus famosos pratos vegetarianos

Chaignot une forças com o chef François Adamski para criar menu primavera-verão, disponível no lounge da Air France no Terminal 2F em Paris-Charles de Gaulle.

A Air France anuncia uma parceria inédita com Amandine Chaignot, famosa chef francesa, de abril a setembro de 2023. A novidade visa proporcionar novas experiências aos clientes da companhia aérea. Chaignot criou pratos vegetarianos exclusivamente disponíveis no cardápio de primavera-verão do lounge de curta e média distância da Air France, localizado no Terminal 2F no aeroporto Paris-Charles de Gaulle.

Amandine Chaignot, que sucedeu Chloé Charles, chega com a proposta de oferecer uma série de novas opções culinárias ao lado de François Adamski, chef corporativo da Servair, vencedor do Bocuse d’Or, e que possui o título de Meilleur Ouvrier de France. Juntos, criaram nove pratos, sendo parte deles inspirados na tradição francesa, graças ao talento de François Adamski. Alguns outros compõem uma saborosa variedade vegetariana, especialmente criada por Amadine Chaignot.

Os novos pratos serão revelados gradualmente nos próximos seis meses. Eles completarão a linha gourmet disponível no lounge, que promove a culinária francesa e um catering variado em estilo bistrô.

“Estou muito honrada de trabalhar com a Air France, pois acredito que a empresa seja a maior embaixadora da cultura francesa no mundo. Criei vários pratos para os clientes da companhia aérea, com ênfase em produtos à base de vegetais, que desempenham um papel importante na minha culinária”, ressalta a chef Amandine Chaignot.

Cardápio de abril de 2023 para o lounge de curta e média distância da Air France:

  • Abobrinha blessoto com amêndoas defumadas, assinado por Amandine Chaignot;
  • Vitela salteada com sálvia e purê de batatas, assinado por François Adamski;
  • Filé de pescada em flocos com molho de creme de anis, erva-doce fatiada com endro e arroz pilaf, assinado por François Adamski.

Novo menu primavera-verão dos lounges da Air France em Paris

Em todas os lounges dos aeroportos de Paris, a Air France oferece uma ampla gama de serviços de catering, incluindo agora pratos desenvolvidos por grandes chefs franceses. No Paris-Charles de Gaulle, Alain Ducasse e sua equipe criaram o menu do lounge La Première da Air France. No cardápio desse prestigioso espaço, os clientes podem saborear algumas das famosas opções do profissional, como os coquillettes de presunto e trufa negra, rum ou Armagnac baba, os quais foram reconhecidos em Monte Carlo.

Nos outros lounges, localizados no terminal 2 E (saguões K, L e M), o Ducasse Paris está lançando novos pratos nesta temporada, incluindo uma salada exclusiva com produtos crus e temperos sazonais sem adição de gordura; o “Burgau”, uma alternativa 100% vegetariana e saudável feita a partir de cereais e vegetais franceses; e uma nova sobremesa de manga e maracujá. Já no lounge do Terminal 2F, Amandine Chaignot e François Adamski criaram um menu saboroso e sazonal.

No Paris-Orly, Guy Martin, acostumado a assinar os cardápios servidos a bordo dos voos da Air France, desenvolve novos pratos para o lounge internacional do aeroporto desde janeiro de 2023. As opções de pescada e de filé de boi, especialmente criados pelo renomado chef, estarão disponíveis nos próximos meses. Já no lounge de curta distância do Orly 2, em determinados horários do dia, os passageiros podem desfrutar da famosa variedade de doces de choux, criados pelo chef confeiteiro Philippe Urraca.

Clique aqui para baixar as imagens dos pratos e retratos dos chefs

Equipe dos dezessete talentosos chefs da Air France em 2023

Além do Bocuse d’Or 2023, do qual a Air France é parceira, a companhia aérea revelou os dezessete talentosos chefs com os quais está trabalhando neste ano. Cinco deles se juntam ao time pela primeira vez: Amandine Chaignot, Mauro Colagreco, Thierry Marx, Angelo Musa e Olivier Perret. Os chefs demonstrarão a excelência francesa a bordo das cabines La Première e Business da empresa, além dos lounges da companhia no aeroporto de Paris, criando pratos excepcionais.

Como a única companhia aérea a fazer parceria com tantos nomes de alto nível, a Air France está reafirmando seu compromisso em ser embaixadora da alta gastronomia e do conhecimento francês em todo o mundo. A aérea está comprometida em promover a rica e diversificada herança gastronômica francesa de uma forma mais responsável – utilizando produtos frescos, locais e sazonais, além de oferecer regularmente uma opção vegetariana.

A Air France também tem como meta oferecer carnes, aves, laticínios e ovos 100% franceses, bem como peixes pescados de forma sustentável, em todas as suas cabines dos voos que partem de Paris e em seus lounges nos aeroportos da capital francesa. Para criar esses cardápios e trabalhar com os melhores chefs, a empresa conta com a experiência da Servair, líder mundial em catering para companhias aéreas, e com seu estúdio culinário.

Clique aqui para acessar mais informações

Sobre Amandine Chaignot

Amandine Chaignot teve uma criação positiva e saudável, em que as atividades familiares giravam em torno de uma grande mesa redonda. A refeição noturna nunca foi assunto complicado, já que sempre continha vegetais diretos da horta, carne do açougue e o desejo de comer bem. Ela herdou da mãe o gosto pela autenticidade e uma abordagem simples, mas generosa, da culinária.

Amandine Chaignot ingressou na escola de gastronomia Ferrandi, em Paris, onde aprendeu o básico. Depois, adquiriu experiência nas cozinhas de restaurantes. Mark Singer, seu primeiro chef, a colocou sob sua proteção, fazendo com que gradualmente encontrasse seu lugar em equipes mais avançadas, como La Maison de l’Aubrac, La Maison Prunier, Le Plaza Athénée, entre outras.

A chef logo começou a trabalhar para alguns dos principais nomes do mundo da gastronomia, incluindo Alain Ducasse, Jean-Francois Piège, Yannick Alléno e Éric Frechon. Além de compartilhar conhecimentos e experiências, os profissionais também transmitiram paixão, sensibilidade e inspiração para Amandine, fazendo com que esse espírito continuasse vivo em suas criações. Sua culinária reflete quem ela é – simples, espontânea e sincera. Seus pratos se expressam de forma diferente de acordo com as circunstâncias e preferências, mas sempre celebram o prazer do refinamento gourmet e da generosidade.

Sobre a Air France

A Air France, uma companhia aérea global de inspiração francesa, com altos padrões e uma atitude baseada em cuidados, transforma o voo em um momento muito agradável em todas as suas operações diárias na França, Europa e no mundo. A Air France-KLM é o grupo líder em termos de tráfego internacional partindo da Europa. Oferece aos seus clientes acesso a uma malha aérea que abrange 312 destinos em 116 países, graças às suas marcas Air France, KLM Royal Dutch Airlines e Transavia, com uma frota de 554 aeronaves. Foram mais de 104 milhões de passageiros transportados em 2019. O seu programa de fidelidade Flying Blue é um dos líderes na Europa, com mais de 17 milhões de membros. A Air France e a KLM também fazem parte da aliança SkyTeam, que possui 19 companhias aéreas associadas.

Fonte e foto: Air France

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram e conheça também nossa revista digital.