Aviação MilitarNotícias

Argentina inaugura novo radar primário tridimensional em Villaguay

A inauguração do novo radar primário tridimensional foi realizada na cidade de Villaguay, Entre Ríos

Em 15 de dezembro, foi realizada a cerimônia de inauguração da nova estação de radar em Villaguay, Entre Ríos.

O evento foi presidido pelo Ministro da Defesa, Jorge Taiana, o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-General Juan Martín Paleo, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, Brigadeiro-General Xavier Julián Isaac, o presidente municipal da cidade de Villaguay, María Claudia Monjo e autoridades proeminentes da instituição.

Autoridades en la puesta en función del radar de Villaguay

Em 2004, o Decreto PEN nº 1407/2004 criou o Sistema Nacional de Vigilância e Controle Aeroespacial (SINVICA). A empresa nacional INVAP foi encarregada de criar os radares para defender o espaço aéreo argentino, graças à sua capacidade e adequação.

Desta forma, em 2007, materializou-se o contrato para o protótipo de um radar primário para uso militar. Este novo radar é motivo de comemoração, já que para a Força Aérea Argentina o plano SINVICA é de suma importância.

Brigaider general Xavier Julián Isaac pronunciando un discurso

Gen Brig Isaac: “A verdade é um dia de celebração para nós e também para o país. Hoje temos a inauguração deste site, o programa SINVICA é um orgulho. Ultimamente, começa-se a ver como ele anda, como aparecem os marcos e mais radares estão chegando para que possamos cumprir uma das principais missões da Força Aérea, a defesa do espaço aéreo soberano.

Deve-se notar que a Argentina é um dos poucos países do mundo que possui esse nível de tecnologia proprietária para a concepção e produção de radares de diferentes tipos: secundário para uso civil, meteorológico, abertura sintética e tridimensional primário de médio e longo alcance para uso militar.

Personal de la Fuerza Aérea Argentina en la Estación Radar Villaguay

“Deixe-me dizer-lhe que aqueles de nós que estão imbuídos do assunto, podem dizer com total orgulho que não há muitos países no mundo que tenham a capacidade de ter essa tecnologia como a República Argentina tem, de mãos dadas com uma empresa de ponta como a INVAP. Isso nos posiciona em um lugar de privilégio, que é reconhecido por todos aqueles que não têm essa capacidade. Isso nos permite operar, controlar, monitorar e mostrar ao mundo do que nós, argentinos, somos capazes. Este novo radar vai permitir-nos voar mais alto, mais rápido e mais longe“, acrescentou o responsável da Instituição.

Os radares primários tridimensionais militares da INVAP conhecidos como “RPA” (Radar Primário Argentino) são equipamentos fixos que operam em banda L (entre 1 e 2 Giga-hertz) com um alcance de aproximadamente 440 quilômetros.

El ministro de Defensa pronunciando un discurso

A participação do INVAP no Plano Nacional de Radares é muito importante e, a este respeito, o ministro da Defesa, Jorge Taiana, comentou: “Há vários anos foi tomada uma decisão muito importante, que foi a de ultrapassar os enormes défices que tínhamos. Para isso, propusemos usar tecnologia típica da Argentina. Foi assim que foi escolhida uma empresa que estava em pleno desenvolvimento, que era a INVAP. É graças a essas decisões que fizemos grandes progressos.”

A ligação forjada entre a Força Aérea e o INVAP tem possibilitado conceber, desenvolver, fabricar, fornecer e instalar radares tridimensionais para uso militar da mais alta tecnologia, em todo o nosso país, colaborando no cumprimento da missão principal da Instituição, de contribuir para a defesa nacional no setor aeroespacial de interesse.

Para encerrar o evento, as autoridades foram convidadas a conhecer as instalações do abrigo de radar, de onde o radar é operado.

Fonte: Força Aérea da Argentina

Fotos: C1º Zelma Nachef

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram  e Linkedin, faça parte de nosso telegram e conheça também nossa revista digital.