Aeronaves

Aviões de mobilidade aérea avançados: uma viagem suave no futuro

Hoje, os passageiros do avião esperam uma viagem tranquila com algumas turbulências. Embora as turbulências nunca possam ser evitadas, as considerações e projetos dos aviões limitam o que o passageiro sente.

Os aviões elétricos de despegue e aterragem vertical (eVTOL por suas siglas em inglês) podem ser uma parte fundamental da próxima geração de transporte aéreo, mas para criar um mercado viável, os designers tendem a criar uma experiência confortável para o passageiro.

A missão da Movilidade Aérea Avanzada (AAM por suas siglas em inglês) da NASA está investigando a qualidade das viagens para entender melhor como deve ser projetado essas aeronaves para uma experiência ideal de passageiro. A investigação da NASA fornece orientação de design aos fabricantes da indústria para garantir que os passageiros desfrutem de uma viagem tranquila e segura.

“Nós acreditamos que as aeronaves da AAM devem ter um baixo nível de ruído na cabine, uma baixa vibração dos rotores e ser mais resistentes às turbulências”, disse Carlos Malpica, chefe técnico de dinâmica e controle de voo do projeto de tecnologia de elevação vertical revolucionária (RVLT por suas siglas em inglês) da NASA. “Tendán que sejam volados de uma maneira predecível, repetitiva e não agressiva que não resulte em acelerações ou rotações repentinas da aeronave”.

A missão AAM da NASA está investigando a resposta fisiológica humana aos estímulos de movimento, vibração e ruído que a equipe espera que experimente os passageiros nos aviões eVTOL.

No ano passado, o projeto RVLT levou um estúdio no Simulador de Movimento Vertical do Centro de Investigação Ames da NASA no Vale do Silício (Califórnia). Voluntários que passaram por passageiros experimentaram dois voos de simulador de duração de corte em diferentes níveis de turbulência. Uma viagem foi tranquila e a outra agitada. O estúdio examinou a suscetibilidade ao mar nessas condições em aviões eVTOL. A NASA está planejando outros estudos desse tipo para melhor compreender as consequências para os passageiros.

A missão AAM inclui vários projetos centrados em áreas distintas para ajudar os aviões eVTOL e outras aeronaves inovadoras que voam pelos céus. Isso inclui trabalhos de automação, ruido, vertipuertos e design de veículos, bem como integração do espaço aéreo para manter a segurança de todos os momentos em que você viaja. As agências governamentais, a indústria e o público precisarão combinar seus esforços para construir novas autopistas no céu.

A visão da NASA consiste em projetar novos sistemas de transporte aéreo seguro, acessível e econômico junto com os sócios da indústria, da comunidade e da Administração Federal de Aviação. Essas novas capacidades permitem que os passageiros e a carga viajem a pedido em aviões inovadores e automatizados através da cidade, entre cidades vizinhas ou outros lugares onde hoje em dia eles acessam o automóvel.

Fonte e imagem: NASA

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram e conheça também nossos canais de tranmissão no Instagram e no telegram