Aeroportos

Colaboração da Urban-Air Port com a Coventry University: experimentando com realidade virtual para capturar a experiência do passageiro Air One

A inovadora tecnologia de vertiport da Urban-Air Port, Air One, aparece amplamente em um novo artigo escrito pela Coventry University. Este primeiro de um tipo de estudo usa pesquisa de fatores humanos e tecnologia VR para informar o projeto bem-sucedido de infraestrutura para apoiar a mobilidade futura. O vertiport Air One, construído em Coventry City Center em abril deste ano, serviu como um demonstrador de infraestrutura sustentável para táxis aéreos de passageiros e drones autônomos para mobilidade aérea avançada.

O fundador da Urban-Air Port, Ricky Sandhu (à direita), com Stewart Birrell da Coventry University (à esquerda) e Andy Street (Centre) prefeito de West Midlands no evento Air One em Coventry.

Projetado para ser ultracompacto, o Air One captura o ambiente tradicional do aeroporto e o reduz para caber em um espaço compacto, retendo os principais elementos operacionais e de processamento de passageiros, como check-in e segurança, bem como áreas de varejo e alimentos e bebidas para criar uma experiência agradável para o viajante. Uma área focal do experimento da Coventry University envolveu a avaliação dessa jornada de passageiros por meio da análise da interação com a simulação de RV.

A UAP desenvolveu o design do Air One no início de 2021 para a Fase 2 do Future Flight Challenge do UKRI como parte de uma oferta bem-sucedida, trabalhando com um consórcio cujos membros incluíam o Coventry City Council e a Coventry University. Durante esse período, a equipe de design do UAP colaborou com os designers de transporte do NTDC para construir um ambiente imersivo de VR do Air One. A UAP forneceu modelos CAD (Computer Aided Design) da infraestrutura, que a NTDC usou para criar um ambiente 3D – muito parecido com um jogo de computador – que os voluntários do estudo poderiam navegar usando um fone de ouvido VR.

Realizado durante a pandemia de Covid-19 e em condições controladas com segurança, os participantes do experimento receberam ‘cenários de jornada do cliente’ para completar, por exemplo, visitar o Café Urban-Air Port, comprar um café e depois ir ao seu portão para embarcar em um Veículo eVTOL (Electric vertical take-off & landing). Os usuários foram solicitados a navegar no Air One virtual usando sinalização e orientação criadas pelo NTDC. Uma análise das reações e respostas dos voluntários ao ambiente virtual foi avaliada para verificar o nível de acessibilidade e facilidade de navegação, fornecendo uma visão sobre a eficácia do layout do vertiport e do sistema de wayfinding em toda a infraestrutura, um elemento-chave na experiência do cliente vertiport.

Como a Urban-Air Port trabalha em estreita colaboração com reguladores e agências na certificação do projeto de vertiport, a pesquisa de fatores humanos desempenha um papel importante no aprimoramento da experiência e acessibilidade do passageiro por meio de orientação e navegação em futuras soluções de infraestrutura de mobilidade. A Urban-Air Port espera continuar trabalhando com a Coventry University e o NTDC para explorar métodos de pesquisa inovadores para envolver futuros passageiros e aprimorar o design da jornada do cliente.   

Para ler o artigo de pesquisa totalmente publicado pela Coventry University, visite o seguinte link: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0003687022001661

Saiba mais sobre o evento Air One no site da Urban-Air Port: www.urbanairport.com/airone

Fonte e fotos: Assessoria de imprensa da Urban-Air Port

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube e Dailymotion.

Siga nosso perfil no InstagramFacebookTwitterLinkedin e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.

Conheça também nossas outras mídias.