Empresas Aéreas

Emirates celebra o Dia Internacional dos Primeiros Socorros treinando milhares de novos tripulantes de cabine para salvar vidas

 Comemorando o Dia Internacional dos Primeiros Socorros este mês, a Emirates treinou 3 mil novos tripulantes de cabine que agora estão possuem as habilidades necessárias para prestar os primeiros socorros, depois de se formarem com sucesso no rigoroso programa de treinamento de tripulação de cabine fornecido pela companhia aérea.

Como parte da campanha de recrutamento de grande sucesso realizada neste ano, a Emirates contratou 3 mil novos funcionários, que passam por 8 semanas de treinamento intenso para se tornarem tripulantes de classe mundial. Esse período inclui uma série de cursos sobre segurança, serviços, emergência, hospitalidade, além do treinamento de resposta médica extremamente importante. Longe da percepção incorreta de que a tripulação de cabine apenas serve refeições e ostenta glamour, a tripulação da Emirates é treinada para gerenciar várias situações a bordo, e isso inclui aprender habilidades essenciais para salvar vidas. Em uma combinação de aprendizado prático, no ambiente de trabalho, em sala de aula e online, os novos funcionários aprendem lições valiosas que os preparam para a sua própria vida e para salvar a vida de outras pessoas.

O que eles aprendem exatamente?

O treinamento médico fornecido para a nova tripulação de cabine aborda todos os aspectos dos primeiros socorros, incluindo como lidar com situações de desmaio, engasgo, reconhecer e gerenciar problemas respiratórios, como asma e hiperventilação, doenças súbitas como dor no peito, acidente vascular cerebral, baixo nível de glicose no sangue, reações alérgicas, trombose venosa profunda, barotrauma, doença da descompressão e uso indevido de substâncias. A tripulação também aprende a lidar com lesões como fraturas, queimaduras e amputações, além de doenças transmissíveis, procedimentos de controle de infecções e higiene a bordo.

Os novos funcionários aprendem as habilidades de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) que salvam vidas, praticando em manequins simuladores, e aprendem a usar corretamente o desfibrilador externo automático (DEA). A tripulação de cabine também aprende a gerenciar a morte e fazer um parto a bordo usando um manequim simulador especialmente desenvolvido para esse fim. O treinamento é fornecido por instrutores certificados em primeiros socorros da aviação nas modernas instalações de treinamento do Emirates Cabin Crew Training Center em Dubai.

Eles realmente salvam vidas?

Em julho de 2022, a tripulação de cabine da Emirates salvou dois passageiros que tiveram parada cardíaca em dois voos diferentes. A parada cardíaca faz com que o coração pare de bater de repente, tornando-se um incidente potencialmente fatal. A ausência de fluxo sanguíneo para o cérebro e outros órgãos pode fazer com que uma pessoa fique inconsciente ou incapacitada, podendo morrer se não for tratada imediatamente. A tripulação de cabine da Emirates usou uma combinação de técnicas de RCP e um desfibrilador para salvar a vida desses dois passageiros e mantê-los estáveis até que eles recebessem o atendimento médico de emergência em terra. Os dois passageiros estão se recuperando bem.

Que apoio é oferecido à tripulação de cabine?

Quando há um incidente médico a bordo, a tripulação de cabine tem o apoio da equipe de comando de voo (capitão/piloto e primeiro oficial/copiloto) e de uma equipe chamada Suporte Médico em Terra, localizada na sede da Emirates e que está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, por comunicação via satélite, para apoiar e aconselhar os membros da tripulação do mundo todo sobre incidentes médicos a bordo.

Em questões psicológicas, os tripulantes de cabine também recebem treinamento para obter consentimento e ajudar os passageiros, mostrar empatia com os doentes e suas famílias, manter a calma, manter a vítima informada em todas as etapas e estar presente com a vítima até que a situação melhore. Eles também aprendem a dar notícias difíceis quando necessário. Após qualquer incidente, a tripulação de cabine também recebe apoio para sua própria saúde mental do Employee Assistance Programme da Emirates, do serviço Peer Support e do Sehaty — programa de bem-estar dos funcionários da Emirates.

O conhecimento e as habilidades da tripulação de cabine são testados todos os anos em um treinamento recorrente, e a tripulação é obrigada a concluir um curso online de 1,5 horas, uma sessão prática de 2 horas sobre RCP, DEA, sangramento grave e gerenciamento de alergia grave, com avaliações de cada um desses temas. A tripulação experiente também participa de um exercício de simulação de voo realizado anualmente para garantir que está totalmente preparada para lidar com quaisquer incidentes médicos e atualizar os conhecimentos.

Primeiros socorros em ação

Voando com a maior companhia aérea do mundo, a tripulação de cabine da Emirates desfruta de novas aventuras o tempo todo enquanto viaja para mais de 150 cidades em 85 países. Muitos tripulantes de cabine da Emirates consideram este “o melhor trabalho do mundo”, não apenas porque oferecem serviços premiados a 40 mil pés de altitude e possuem um estilo de vida único relacionado a essa função, mas também porque também exploram seu próprio potencial heroico por meio de habilidades que salvam vidas e gerenciam casos de emergência. O acesso ao treinamento de primeiros socorros da Emirates ajuda os novos funcionários a desenvolver suas habilidades de comunicação, iniciativas e qualidades de liderança, sua capacidade de trabalhar em equipe de forma efetiva, seu foco para permanecer mentalmente forte e calmo para trabalhar sob pressão e salvar e proteger a vida das pessoas.

Veja mais informações e candidate-se aqui

Fonte e foto: Assessoria de imprensa da Emirates.

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube e Dailymotion.

Siga nosso perfil no InstagramFacebookTwitterLinkedin e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.

Conheça também nossas outras mídias.