Empresas Aéreas

Emirates junta-se à iniciativa de investimento de baixo carbono do Reino Unido, The Solent Cluster

A Emirates tornou-se a primeira companhia aérea internacional a aderir ao The Solent Cluster , uma iniciativa do Reino Unido centrada em investimentos de baixo carbono, estabelecida para reduzir as emissões de CO 2 provenientes da indústria, dos transportes e das famílias na costa sul de Inglaterra.

O Solent Cluster é uma colaboração intersetorial de organizações internacionais, incluindo fabricantes e empresas de engenharia, empresas e indústrias regionais, operadores líderes de logística e infraestrutura e instituições acadêmicas.

A Emirates junta-se a mais de 100 membros como parte do Cluster, juntamente com os membros fundadores Solent Partners (anteriormente Solent LEP), o fornecedor global de energia ExxonMobil e a Universidade de Southampton. Cada um dos membros fundadores partilhou detalhes da sua visão para o Solent e como este poderia garantir os empregos existentes e produzir combustíveis com baixo teor de carbono para uma variedade de setores, incluindo a aviação.

Potencial sustentável de combustível para aviação

O Cluster Solent tem potencial para criar uma planta de Combustível de Aviação Sustentável (SAF) com uma capacidade estimada de produção de combustível de 200.000 toneladas (200 kt) por ano. Se aprovada, a central poderá começar a funcionar em 2032. O combustível de aviação produzido pela central SAF poderá evitar emissões de 563 quilotons de CO 2 por ano, ao produzir combustível com 70% menos emissões do que o querosene fóssil. As redes de gasodutos existentes podem fornecer o SAF da fábrica para os principais aeroportos servidos pela Emirates, como Heathrow e Gatwick.

A aspiração de longo prazo da Emirates de garantir SAF produzido no Reino Unido com o The Solent Cluster se soma a várias iniciativas de SAF que a companhia aérea anunciou no ano passado. Segue-se aos voos de demonstração do A380 e do Boeing 777 da Emirates utilizando combustível de aviação 100% sustentável em 2023. A Emirates expandiu a sua parceria com a Neste para o fornecimento de SAF em 2024 e 2025 para as suas operações em Amesterdão e Singapura. A companhia aérea também elevou o SAF pela primeira vez em seu hub em Dubai para voos comerciais em outubro de 2023.

Sir Tim Clark, presidente da Emirates Airline, disse: “A Emirates tem orgulho de se juntar a organizações com ideias semelhantes como parte da Solent Cluster Initiative. O Cluster tem um forte potencial para impulsionar a inovação e produção de energia limpa e é mais um passo em frente na nossa jornada rumo à adoção de SAF a longo prazo na nossa rede. Juntamente com os nossos colegas, esperamos contribuir para estes esforços, ao mesmo tempo que vemos o impacto positivo do The Solent Cluster na economia local, na região Sudeste e nas indústrias em geral.”

Lindsay-Marie Armstrong , professora associada de engenharia mecânica e líder do cluster acadêmico do Solent Industrial Decarbonisation Cluster da Universidade de Southampton, disse: “ O Solent é reconhecido como um dos principais contribuintes de emissões de CO 2 provenientes de processos de fabricação com uso intensivo de energia. todo ano. A formação de um cluster de descarbonização que abrange os setores público, privado e de ensino superior é um avanço monumental para a região. Introduzirá combustíveis sustentáveis ​​para o transporte local, os setores da aviação e do transporte marítimo; criar energia com baixo teor de carbono para aquecer casas, empresas e edifícios públicos; e abrir novas oportunidades de empregos altamente qualificados. Isto só pode ser alcançado trabalhando em conjunto como uma comunidade, abrangendo todos os sectores e, em última análise, trabalhando com o mesmo desejo de alcançar um futuro económico de baixo carbono para a região de Solent.

Fonte e foto: Emirates

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no InstagramTwitterLinkedin e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp. Conheça nossas outras mídias.