Acidentes e Incidentes

Erro de manutenção de aeronave não detectado levou à perda de controle e colisão com o terreno no Aeroporto Internacional de Londres, Ontário

No último dia 05, o Transportation Safety Board of Canada (TSB) divulgou seu relatório de investigação (A22O0060) sobre a perda de controle e colisão com o terreno em 2022 no Aeroporto Internacional de Londres, em Ontário.

Em 25 de maio de 2022, uma aeronave da Diamond Aircraft Industries GmbH DA 42 NG partiu do Aeroporto Internacional de Londres, Ontário, em um voo de teste local após uma grande revisão que havia sido concluída nas instalações da Diamond Aircraft Industries Inc.

Logo após a decolagem, a aeronave registrada nos Estados Unidos bocejou abruptamente para a esquerda. O piloto tentou corrigir a guinada inesperada, mas teve dificuldade em manter o controle direcional da aeronave. O piloto, então, tentou fazer um pouso de emergência na pista 27. No entanto, durante a abordagem, o piloto continuou a ter dificuldade em controlar a aeronave e, em vez disso, tentou pousar na Taxiway A antes de finalmente pousar na grama entre a pista e a taxiway. O piloto não se feriu. A aeronave ficou substancialmente danificada.

A investigação determinou que a instalação dos tubos guia do cabo do leme foi feita sem o auxílio de procedimentos específicos, orientação ou supervisão. Como resultado, os tubos de guia do cabo do leme foram instalados incorretamente, correndo paralelos uns aos outros em vez de cruzar na parte traseira da fuselagem, como prescrito no manual de manutenção do avião. Quando os cabos do leme eram rosqueados através dos tubos de guia do cabo do leme, eles também corriam em paralelo quando conectados ao suporte de montagem inferior do leme na parte traseira da aeronave. Como resultado, o leme se moveu na direção oposta à entrada do piloto. Como é muito difícil ver a superfície do leme do cockpit e os pedais do leme da área da cauda, as partes de controle de voo das inspeções anuais e pré-voo, que foram realizadas por um único indivíduo, não identificaram que o leme estava montado ao contrário.

A investigação também determinou que, se os procedimentos que exigem a inspeção dos controles de voo não fornecerem instruções específicas sobre como garantir que a superfície do leme esteja se movendo na direção correta, os controles de voo que foram manipulados em marcha à ré podem não ser reconhecidos.

Consulte a página de investigação para obter mais informações.

Sobre o TSB

TSB é uma agência independente que investiga ocorrências de transporte aéreo, marítimo, dutoviário e ferroviário. Seu único objetivo é o avanço da segurança no transporte. Não é função do Conselho atribuir culpa ou determinar responsabilidade civil ou criminal.

Fonte e foto: TSB

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram e no telegram