Aviação Militar

Evento Portões Abertos é realizado em três cidades no Sul do país

O evento conta com exposição de aeronaves militares e civis, demonstrações aéreas, shows musicais, espaços infantis, e muitas outras atrações

A região Sul do país recebeu, neste mês, três edições do tradicional evento Portões Abertos 2023. A Base Aérea de Florianópolis (BAFL) proporcionou, no domingo (15/10), um dia repleto de atrações e informações a todos os catarinenses. Depois de três anos, o evento voltou a acontecer com força total e, desta vez, superou a expectativa dos participantes, apresentando uma vasta programação visando contemplar todas as faixas etárias. Aproximadamente 35 mil pessoas participaram do evento.

O público teve a oportunidade de passar um dia agradável em um ambiente militar, realizar visitas a aeronaves, carros antigos, presenciar saltos de paraquedistas da Brigada Militar, oferecer às crianças momentos de descontração no espaço kids, assistir a concertos da Banda de Música vinda da Base Aérea de Canoas (BACO), envolver-se com o Boi-de-mamão – típica apresentação da cultura local – e testemunhar os sobrevoos de aviões caça, bem como as demonstrações da Esquadrilha da Fumaça, entre outras atividades.

“É muito importante ter essa oportunidade de abrir os portões para receber a sociedade catarinense, principalmente para apresentar um pouco do nosso trabalho e trazer a comunidade para ter esse espírito de participação e ter um entendimento do que é a atividade aeronáutica como um todo”, destacou o Comandante da Base Aérea de Florianópolis, Tenente-Coronel Aviador Jaques da Silva Valle.

No dia 14/10, a Base Aérea de Santa Maria (BASM) reuniu cerca de 13 mil pessoas na exposição aeronáutica. O evento recebeu a comunidade local e os visitantes de toda a região em um dia ensolarado e repleto de atrações para todas as idades. Ao longo do dia, com a colaboração do público, foram arrecadadas mais de três toneladas de alimentos não-perecíveis que serão destinados ao projeto Mesa Brasil do Serviço Social do Comércio (SESC) – que visa o combate à fome e ao desperdício, a partir de doações de parceiros, e contribui para a garantia da segurança alimentar e nutricional de crianças, jovens, adultos e idosos, em vulnerabilidade social, em todo o Brasil.

Após quatro anos desde a última edição, a EXPOAER manteve seu propósito de abrir os portões da BASM à população e celebrar a união entre a instituição e a comunidade. O público presente teve a oportunidade de saber mais sobre a Força Aérea Brasileira (FAB), além de outras instituições civis e militares, federais e estaduais, que atuam em conjunto com a BASM para fortalecer a defesa e segurança da Região Sul do país. A Marinha do Brasil, representada pelo 5º Distrito Naval, o Exército Brasileiro, representado pela 3ª Divisão de Exército, a Prefeitura Municipal de Santa Maria, a Universidade Federal de Santa Maria, a Polícia Rodoviária Federal, a Brigada Militar do Rio Grande do Sul, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul e o Serviço Social do Comércio foram alguns dos parceiros essenciais na realização do evento.

Ao longo do dia, demonstrações aéreas, apresentações dos cães de guerra, aeromodelismo, brinquedos infantis e exposição estática de aeronaves civis e militares alegraram o público e tiraram sorrisos das crianças. Nos ares, além das demonstrações aéreas, foi possível conferir as habilidades utilizadas em salvamento por militares de rapel, que desceram do helicóptero UH-60L Black Hawk em movimento, por meio de cordas.

“O evento cumpriu o objetivo de apresentar a FAB ao público e demonstrar um pouco mais do que é visto, por vezes, somente pelo noticiário. Apresentamos as nossas aeronaves de transporte, reconhecimento, ataque e resgate. Além disso, pudemos proporcionar contato direto com todos os pilotos e tripulantes, perguntar sobre a carreira militar e sobre as missões realizadas”, destacou o Comandante da BASM, Coronel Aviador Luciano Antonio Marchiorato Dobignies.

A Base Aérea de Canoas (BACO), no dia 12/10, Dia das Crianças, também realizou a EXPOAER. Aproximadamente, 35 mil pessoas estiveram no evento. Em ação conjunta com a Defesa Civil, o evento arrecadou cerca de 25 toneladas de alimentos não perecíveis que serão doados ao Banco de Alimentos de Canoas.

O dia esteve repleto de atrações que encantaram crianças e adultos, com estandes institucionais de diversas Organizações Militares da FAB, expositores parceiros, brinquedos infantis, apresentações da Banda de Música da BACO, exposição de aeronaves e até mesmo uma encenação em homenagem aos 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, com desfile do 14-Bis, uma miniatura cedida em parceria com o Aeroclube do Rio Grande do Sul (ARGS), entre outras atividades.

Há 30 anos, neste mesmo evento, Matheus Becker Motta, que na época tinha 2 anos de idade, despertou o interesse pelos aviões de caça e o sonho de ser piloto. “Hoje sou o 1º Tenente Aviador Matheus Becker Motta. Sou natural de Canoas e meu pai, também oficial aviador da aeronáutica, serviu por muito tempo na BACO. Por isso, tive a oportunidade de participar de várias EXPOAER. Sem dúvida, participar dos Portões Abertos da BACO alimentou em mim o sonho de ser piloto de caça e, um dia, integrar o 1º/14° Grupo de Aviação – Esquadrão Pampa”, contou.

Fotos: Sargentos EdsonJeber e Soldado Kassiel /  BACO, BASM e BAFL

Fonte: Força Aérea Brasileira

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram e conheça também nossos canais de tranmissão no Instagram e no telegram