Ex Piloto da Força Aérea Australiana volta ao quartel para comemorar seu centésimo aniversário
O oficial voador (retd) John ‘Blue’ Bailey, um ex-piloto do Esquadrão 25, comemorou seu 100º aniversário com uma visita especial à base da Força Aérea Real Australiana em Pearce em 8 de dezembro.
Blue se alistou na RAAF para servir durante a 2ª Guerra Mundial e seu primeiro voo registrado foi em 23 de agosto de 1941.
Após a conclusão do treinamento de piloto, Blue foi enviado para o Esquadrão 25 da RAAF Pearce, onde foi designado para procurar o HMAS Sydney após seu encontro com o invasor alemão Kormoran na costa da Austrália Ocidental em novembro de 1941.
Após a conversão para Kittyhawk’s, Blue foi enviado para o Esquadrão 75, onde voou mais de 70 missões de combate em toda a Nova Guiné.
Blue vive em Medow Springs Retirement Village em Mandurah e gosta de passar tempo com sua família e amigos.
Para comemorar seu aniversário, o Comandante do Esquadrão 25, Comandante de Ala Paul Taylor, convidou Blue e sua família para visitar a base.
“Com Blue tendo seu 100º aniversário, sendo um ex-membro do Esquadrão 25 e tendo voado em Pearce 81 anos antes do curso de pilotos de graduação, não poderíamos perder a oportunidade de honrar o serviço de Blue ao seu país e dar a ele e sua família a chance de ver o quanto as coisas mudaram desde que Blue foi o último em Pearce, ” Disse o comandante Taylor.
Blue foi conduzido pelo ex-oficial Ian Griffiths, em um jipe ‘Willys’ de 1942, que foi usado na Nova Guiné e Darwin durante a 2ª Guerra Mundial. Ele estava acompanhado por seus filhos, Kevin e Ian, sua filha, Robyn, e neta, Sarah, bem como seu amigo, Warrant Officer (retd) John McDonald, um ex-piloto de Spitfire.
Os convidados receberam um tour pela base, conhecer e cumprimentar os mais novos graduados do curso de piloto 268 da Escola de Treinamento de Voo Número 2, um passeio pelo simulador Hawk 127 no Esquadrão 79 e uma festa de aniversário da base, onde os membros da base cantaram Parabéns antes de presentear Blue com um bolo e presentes.
Blue gostava de passar tempo com os membros em serviço na RAAF Pearce e era fascinado pelas modernas ajudas técnicas disponíveis para as escolas de aviação.
“Não é maravilhoso? Toda essa tecnologia só para aprender a voar. Na minha época, não tínhamos nada disso”, disse Blue.
Blue compartilhou suas experiências enquanto observava sua neta experimentar o voo no simulador Hawk 127.
Fonte e foto: Força Aérea da Austrália
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram e Linkedin, faça parte de nosso telegram e conheça também nossa revista digital.