Aviação MilitarNotícias

F-22 derruba com segurança balão espião chinês na costa da Carolina do Sul

Um caça da Força Aérea dos EUA derrubou com segurança um balão de vigilância chinês de alta altitude hoje, disse o secretário de Defesa Lloyd J. Austin III em um comunicado por escrito. 

O presidente Joe Biden ordenou a ação na quarta-feira, mas foi adiada até que o balão estivesse sobre a água na costa da Carolina do Sul para garantir que nenhum americano no solo fosse ferido. 

“O balão, que estava sendo usado pela RPC em uma tentativa de vigiar locais estratégicos nos Estados Unidos continentais, foi derrubado acima das águas territoriais dos EUA”, disse Austin.   

A ação foi realizada em coordenação e apoio do governo canadense. “Agradecemos ao Canadá por sua contribuição no rastreamento e análise do balão por meio do [Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte] enquanto ele transitava pela América do Norte”, disse Austin. “A ação deliberada e legal de hoje demonstra que o presidente Biden e sua equipe de segurança nacional sempre colocarão a segurança e a proteção do povo americano em primeiro lugar, respondendo efetivamente à violação inaceitável de nossa soberania por parte da RPC”, disse Austin, referindo-se à República Popular. da China.

Autoridades dos EUA detectaram pela primeira vez o balão e sua carga em 28 de janeiro, quando ele entrou no espaço aéreo dos EUA perto das Ilhas Aleutas. O balão atravessou o Alasca, Canadá e reentrou no espaço aéreo dos EUA sobre Idaho. “O presidente Biden pediu aos militares que apresentassem opções e, na quarta-feira, o presidente Biden deu sua autorização para derrubar o balão de vigilância chinês assim que a missão pudesse ser cumprida sem riscos indevidos para nós, civis, no caminho do balão”, disse um alto funcionário da defesa. oficial falando em segundo plano. “Os comandantes militares determinaram que havia [um] risco indevido de destroços causando danos a civis enquanto o balão estava por terra.”

Um caça F-22 Raptor da 1ª Ala de Caça da Base Aérea de Langley , Virgínia, disparou um míssil AIM- 9X 

Sidewinder contra o balão.  

O balão caiu a cerca de seis milhas da costa em cerca de 47 pés de água. Ninguém foi ferido. 

Muito antes da derrubada, as autoridades americanas tomaram medidas para se proteger contra a coleta de informações confidenciais pelo balão, mitigando seu valor de inteligência para os chineses. O alto funcionário da defesa disse que a recuperação do balão permitiria que analistas dos EUA examinassem equipamentos chineses sensíveis. “Também gostaria de observar que, embora tenhamos tomado todas as medidas necessárias para proteger contra a coleta de informações confidenciais do balão de vigilância da RPC, o sobrevoo do balão de vigilância do território dos EUA foi de valor de inteligência para nós”, disse o funcionário. “Não posso entrar em mais detalhes, mas pudemos estudar e examinar o balão e seu equipamento, o que foi valioso”.

O balão não representava uma ameaça militar ou física. Ainda assim, sua intrusão no espaço aéreo americano durante vários dias foi uma violação inaceitável da soberania dos EUA. O funcionário disse que os balões chineses transitaram brevemente pelo território continental dos Estados Unidos pelo menos três vezes durante o governo anterior. 

Enquanto as autoridades chinesas admitiram que o balão era deles, eles disseram que era um balão meteorológico descontrolado. “A República Popular da China afirmou publicamente que o balão de alta altitude operando acima dos Estados Unidos é um balão meteorológico que explodiu fora de curso. Isso é falso”, disse o funcionário. “Este era um balão de vigilância da RPC. Este balão de vigilância propositalmente atravessou os Estados Unidos e o Canadá, e estamos confiantes de que estava tentando monitorar locais militares sensíveis.” 

A missão agora transita para uma de recuperação. Há uma série de navios da Marinha e da Guarda Costeira dos EUA estabelecendo um perímetro de segurança em torno da área onde o balão veio à Terra. Eles estão procurando por destroços, disse um oficial militar sênior também falando ao fundo.   

Não há estimativa de quanto tempo levará a missão de recuperação, disse o oficial militar, mas o fato de ter caído em uma área tão rasa deve tornar a recuperação “bastante fácil”. 

O oficial militar deu alguns detalhes sobre o noivado. O F-22 disparou o Sidewinder contra o balão de uma altitude de 58.000 pés. O balão na época estava entre 60.000 e 65.000 pés.   

Os F-15 Eagles voando da Base da Guarda Aérea Nacional de Barnes, Massachusetts, apoiaram o F-22, assim como os petroleiros de vários estados, incluindo Oregon, Montana, Carolina do Sul e Carolina do Norte. As forças canadenses também ajudaram a rastrear o sobrevoo do balão. 

A Marinha implantou o contratorpedeiro USS Oscar Austin, o cruzador USS Philippine Sea e o USS Carter Hall, um navio de desembarque anfíbio em apoio ao esforço.

Fonte e foto: US Air Force

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, nosso perfil no Instagram , faça parte de nosso telegram  e conheça também nossa revista digital.