Aviação Militar

Força Aéra do Chile participa do grande desfile militar 2023 em honra das glórias do exército

Mais de mil Aviadores Militares juntamente com o desdobramento de seus meios aéreos fizeram parte do impecável desfile na elipse do Parque O’Higgins.

Como já é tradição, nesta terça-feira, 19 de setembro, foi comemorado um novo aniversário do Dia das Glórias do Exército, com um impecável Desfile Militar 2023, realizado na elipse do Parque O’Higgins. Mais de 7 mil integrantes dos três ramos das Forças Armadas e Carabineiros participaram do tradicional desfile, liderado pelo Presidente da República, Gabriel Boric Font, atividade na qual foi acompanhado pelo Comandante-em-Chefe do General da Aeronáutica Hugo Rodríguez González, juntamente com parte do Alto Comando institucional.

Nesta ocasião, o escalão aéreo e terrestre era composto por mais de mil Aviadores Militares da Guarnição Geral Aérea de Santiago e cerca de quarenta aeronaves, entre aviões e helicópteros.

Ao som da marcha “Glória aos Heróis”, realizada pela Banda Instrumental e de Guerra da Escola de Aviação “Capitán Manuel Ávalos Prado”, a Força Aérea Chilena iniciou seu desfile com a formação da equipe de formação dos futuros Oficiais da Instituição sob o comando de seu Diretor, Coronel de Aviação (A) Alan Cárcamo. A passagem impecável das companhias de Cadetes foi acompanhada desde o ar por uma formação de aeronaves Gamebird GB 1, pertencentes ao Esquadrão de Alta Acrobacia “Halcones”; além de um bando de aeronaves de treinamento básico T-35 “Pillán”, fabricadas pela Empresa Nacional de Aeronáutica (ENAER), que completaram recentemente mais de 200 mil horas de voo e que há mais de 30 anos formam futuros Oficiais. Instituição.

Posteriormente foi a apresentação à Escola de Especialidades e ao Sub-escalão da Guarnição Aérea General de Santiago ao som da marcha “Velhos Camaradas”, interpretada pelas Bandas de Guerra e Instrumentais da Escola de Especialidades “Sargento 1º Adolfo Menadier Rojas”, sob o comando do Comandante Geral da Guarnição Aérea de Santiago e Comandante em Chefe da IIª Brigada Aérea, General da Brigada Aérea (A) Andrés Leiva Divasto.

O Escalão Aéreo foi liderado pelo Comandante do Comando de Combate da Aviação Geral Miguel Marguirot Fajardo e considerou a apresentação de aeronaves F-5 Tigre III, fornecidas pelo Grupo de Aviação nº 12 da IV Brigada Aérea, além de aeronaves F. -16 , sob o comando do Comandante do Grupo (A) Carlos Salazar dos Grupos de Aviação n.º 3 e 7, localizados nas I e V Brigadas Aéreas, meios aéreos que têm como missão a proteção do espaço aéreo nacional.

Eles foram seguidos por uma aeronave de transporte estratégico Boeing KC-135, que cumpre múltiplas missões, como reabastecimento em voo de aeronaves de combate e apoio comunitário; uma aeronave de alerta precoce, comando e controle Boeing E3-D Sentry, aeronave de vigilância para o benefício do controle do espaço aéreo. Aeronaves Gulfstream IV também sobrevoaram a elipse do Parque O’Higgins, poderoso material aéreo, que além de dar suporte no transporte de passageiros e cargas, está sendo adaptado para realizar serviços aerofotogramétricos e realizar evacuações aeromédicas de pacientes críticos, entre outras missões que nos permitem prestar apoio a todos os compatriotas que vivem em áreas isoladas e que necessitam, muitas vezes com urgência, desta valiosa ajuda para a sua sobrevivência.

Juntamente com o falecimento do Comandante da Guarnição Aérea de Santiago e do seu respectivo Estado-Maior, foram apresentados às autoridades os padrões de combate das diferentes Unidades da Instituição.

Em seguida, iniciou-se a apresentação da Escola de Especialidades “1º Sargento Adolfo Menadier Rojas”, instituto que forma o Quadro Permanente da FACH, sob o comando de seu diretor, o Coronel de Aviação (A) Humberto Fernández, juntamente com seu Estado-Maior e o Padrão de Combate.
A Escola de Especialidades, composta por quatro companhias de alunos, é o instituto técnico militar de nível superior encarregado de executar os processos de formação inicial dos futuros suboficiais da Aeronáutica, reconhecido pelo Ministério da Educação e credenciado pela comissão nacional de acreditação.

Em seguida, no terreno, as Unidades do Subescalão, sob o comando do Diretor da Escola de Aperfeiçoamento de Suboficiais, Coronel da Aviação (TI) Rodrigo Cancino, compareceram em frente à tribuna das autoridades, composta por mulheres e homens das unidades da Guarnição Aérea de Santiago que realizam diversas tarefas no cumprimento da missão que corresponde à Força Aérea Chilena.

Fechou a passagem das unidades de apresentação terrestre da Força Aérea, do Subescalão do Regimento de Artilharia Antiaérea e da “Escola Tática” de Forças Especiais Quintero, sob o comando do Coronel de Aviação (DA) Marco Aguirre.

Este Subescalão era constituído por uma companhia de Artilheiros Antiaéreos, composta por Oficiais e Suboficiais do Regimento de Artilharia Antiaérea e da Escola Tática de Forças Especiais, que tem como missão defender o espaço aéreo com combates superfície-a- sistemas de armas aéreas, que permite realizar as próprias operações aéreas, a partir das bases aéreas da instituição, protegendo também os pontos estratégicos determinados pelo planejamento superior.

Acompanhando a passagem do subescalão, um esquadrão de helicópteros sobrevoou a elipse, sob o comando do Comandante do Grupo de Aviação nº 9, Comandante do Grupo (A) Mauricio Roco, composto por MH-60M Black Hawk e UH-1H. helicópteros, meios aéreos essenciais para a realização de missões aéreas de busca e salvamento nos diversos cenários apresentados pela geografia nacional.

Pela primeira vez, destacou-se a apresentação de uma secção dos Comandos de Aviação PARASAR, vestindo nesta ocasião o seu tradicional casaco vermelho, que representa uma luz de esperança de vida para todos aqueles compatriotas que sofrem um acidente, se perdem em locais difíceis para acessar ou simplesmente São atingidos pela investida da natureza.

Aviadores militares que, com risco de suas próprias vidas, sejam capazes de resgatá-los, assisti-los e transferi-los para um local seguro nas alas salvadoras da Força Aérea Chilena.

A apresentação da Instituição encerrou com uma companhia de Comandos de Aviação, pessoal altamente capacitado para atuar em quaisquer condições climáticas, de dia ou de noite e em qualquer lugar, cumprindo uma missão fundamental do nosso território.

Desta forma, a Força Aérea Chilena apresentou-se a todo o país e às mais altas autoridades, orgulhosa de suas conquistas e capacidades, reforçando seu compromisso de continuar preservando o legado de seus antecessores e do arquiteto do sistema aeronáutico nacional, Comodoro Arturo Merino.Benítez, e preparado para continuar servindo a Pátria em todos os momentos e em todos os lugares, baseado em quatro valores fundamentais: honra, lealdade, cumprimento do dever e excelência no serviço.

Fonte e fotos: Força Aérea do Chile

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram e conheça também nosso canal de transmissão no Instagram.