Voluntários realizam manutenção de aeronaves do museu de Bebedouro

O Museu de Bebedouro, também conhecido como Eduardo André Matarazzo, foi inaugurado pelo empresário e colecionador Eduardo André Matarazzo em 1964 inicialmente sediado em São Paulo e localizado em uma edificação pertencente as Industrias Reunidas Francisco Matarazzo sob a denominação Museu de Carros e Veículos Motorizados Antigos. Em 1970 e por sugestão de sua esposa Eneida Matarazzo o museu foi transferido para a cidade de Bebedouro-SP.

Este museu conserva aproximadamente 300 peças, dentre elas são 90 automóveis, onde em sua maioria foram fabricados entre 1900 e 1950, além disso o acervo conta com motores aeronáuticos, roupa de mergulho, veículos de combate, armamento bélico, etc.

Infelizmente o museu sofreu duas grandes inundações a primeira em 1984 e a segunda em 2006, ambas inundações danificaram uma boa parte de seu acervo.

O museu foi reaberto em 2017 em parceria com o Esplendor Clube do Carro Antigo, após revitalização do espaço, no local os fãs do antigo automobilismo podem encontrar carros como Ford Tutor 1939, Ford De luxe Coupé 1940, entre outros, além dos carros antigos os visitantes encontram também algumas máquinas de guerra como por exemplo o canhão da 1º guerra mundial, mas as atrações não param por ai, os amantes da aviação vão até o museu para ver de perto alguns raros exemplares de aeronaves, como o Saab 90 Scandia único exemplar do mundo, o monomotor North American T-6 utilizado na primeira formação da esquadrilha da fumaça.  

Restauração e manutenção

As aeronaves do museu de Bebedouro estão recebendo uma restauração através de voluntários que estão doando seu tempo para a limpeza e manutenção das aeronaves que lá se encontram, mas as boas notícias não param por aí, existem planos para cobrir as aeronaves que estão na área externa do museu, isto ajudará e muito a evitar que as mesmas voltem a ficar oxidadas pela ação do tempo.

Foto: Cristiano Caom
Foto: Cristiano Caom

Aproveite e assista ao vídeo do museu clicando aqui

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, nosso perfil no Instagram, faça parte de nosso telegram e conheça também nossa revista digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.