AeroportosNotícias

No Dia do Fiscal de Pátio de Aeroporto, conheça mais sobre a profissão

Função é imprescindível para segurança dos aeroportos.

Quando você viaja de avião já deve ter notado aquela pessoa com colete e sinalizadores auxiliando o piloto na hora do pouso ou decolagem. Esse operador é chamado de Fiscal de Pátio e sua profissão é comemorada no dia 18 de fevereiro. O Aeroporto de Teresina (THE), administrado pela CCR Aeroportos, comemora a data e parabeniza todos esses profissionais primordiais para a aviação brasileira.

Esse profissional é peça fundamental para que todas as atividades aeroportuárias sigam com segurança na área restrita do aeroporto: pátio e pista. O fiscal atua auxiliando no estacionamento dos aviões, orientando no embarque e desembarque dos passageiros, bem como nas bagagens. Além disso, é responsavel por fiscalizar todas as atividades que acontecem no local, desde a movimentação de pessoas a equipamentos. “Somos profissionais com um olhar amplo para as operações aeroportuárias, não apenas responsáveis pelo estacionamento das aeronaves. Coordenamos toda movimentação da área”, ressalta José Acacio de Macedo, fiscal de pátio do Aeroporto de Teresina.

Todas as atividades realizadas na área de pátio e pista devem ser monitoradas pelo fiscal de pátio. “Os fiscais de pátio atuam com toda segurança operacional, principalmente, dos passageiros. E pensar na segurança de todos os envolvidos é uma das premissas da CCR. Para que a aviação possa ser cada vez mais segura, também realizamos as inspeções de pistas em busca de objetos que possam atrapalhar o livre pouso ou decolagem, assim como o taxiamento das aeronaves por toda a área de operações dos aeroportos”, pontua José Acacio.

O fiscal de pátio José Acacio tem orgulho em exercer a profissão
Equipe de fiscais de pátio do Aeroporto de Teresina

Como se tornar um fiscal de pátio

Para exercer a profissão de fiscal de pátio, é preciso passar por um curso voltado para a área. Na CCR Aeroportos, os profissionais contratados já tem acesso ao curso de qualificação, onde, depois de avaliados e aptos, poderão atuar seguindo as diretrizes da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil. O profissional da área, apesar de fazer parte dos bastidores das atividades aeroportuárias, contribui para segurança do transporte aéreo brasileiro.

Atividades do fiscal de pátio

– Organizar o estacionamento de aeronaves, veículos e outros equipamentos usados no pátio

– Fazer a inspeção na pista em busca de objetos que possam atrapalhar o fluxo das aeronaves

– Fiscalizar e orientar operações de equipamentos e veículos

– Orientar o deslocamento de passageiros embarcando ou desembarcando na área restrita

– Controlar o movimento de voos imprevistos, autorizando e alocando as aeronaves conforme ocupação do pátio

Sobre a CCR Aeroportos

A CCR Aeroportos, Negócio do Grupo CCR, opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em quatro países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros/ano. Portal CCR Aeroportos – https://www.ccraeroportos.com.br/

Fonte e fotos: CCR Aeroportos

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, nosso perfil no Instagram , faça parte de nosso telegram  e conheça também nossa revista digital.