Indústria AeronáuticaNotícias

Rolls-Royce e Gulfstream dão asas à aviação executiva sustentável

A Rolls-Royce e a Gulfstream Aerospace Corp. estão liderando o caminho em direção à aviação executiva sustentável ao conduzir o primeiro voo de teste do fabricante de equipamento original de um jato executivo de ultralongo alcance movido a 100% de combustível de aviação sustentável (SAF). O teste ocorreu no jato duplo Gulfstream G650 com motor BR725 sobre a sede da Gulfstream em Savannah, Geórgia.

Demonstrando que os atuais motores Rolls-Royce para jatos executivos e grandes aplicações civis podem operar com 100% SAF como uma opção “drop-in” completa, este teste estabelece as bases para mover este tipo de combustível para a certificação. Atualmente, o SAF é certificado apenas para misturas de até 50% com combustível de aviação convencional e pode ser usado em todos os motores Rolls-Royce atuais.

O SAF usado no teste consiste em dois componentes: HEFA (Ésteres Hidroprocessados ​​e Ácidos Graxos), produzido a partir de resíduos de gordura e óleos vegetais residuais pelo especialista em combustível de baixo carbono World Energy em Paramount, Califórnia, e (SAK) Sintetizado Aromático Querosene feito de açúcares à base de plantas pela Virent Inc, com sede em Wisconsin. Este combustível inovador e totalmente sustentável em desenvolvimento elimina a necessidade de adição de outros componentes à base de petróleo e permite um SAF 100% drop-in que pode ser usado em motores a jato existentes e infraestrutura sem nenhuma modificação. Este combustível sustentável tem o potencial de reduzir as emissões líquidas de CO 2 do ciclo de vida em cerca de 80% em comparação com o combustível de aviação convencional, com a possibilidade de reduções adicionais no futuro.

O Dr. Joerg Au, Engenheiro-Chefe – Diretor de Engenharia e Aviação Executiva da Rolls-Royce Deutschland, disse: “Os combustíveis de aviação sustentáveis ​​são essenciais para a descarbonização dos céus, pois têm o potencial de reduzir significativamente as emissões de carbono da aviação e já provamos eles podem ser usados ​​como um combustível drop-in para alimentar os motores existentes. Este teste de voo com a Gulfstream é outra prova que demonstra a compatibilidade de nossos motores com SAF, trazendo-nos mais um passo importante para permitir que nossos clientes alcancem emissões líquidas de carbono zero”.

“Na Gulfstream, levar nosso setor mais perto da descarbonização é uma prioridade de longa data, e testar, avaliar e promover novos desenvolvimentos no SAF nos leva a mais um passo rumo a esse objetivo”, disse Mark Burns, presidente da Gulfstream. “Somos gratos por nossa parceria com a Rolls-Royce para poder demonstrar mais um marco nesses esforços.

A família de aeronaves G650 com motor BR725 detém mais de 120 recordes mundiais de velocidade, incluindo o recorde de velocidade para o voo mais distante da história da aviação executiva. Com mais de 500 aeronaves em serviço, o G650 e sua aeronave irmã, o Gulfstream G650ER, provam que estão entre os jatos executivos mais confiáveis ​​do mundo. Desde sua entrada em serviço em 2012, a família de aeronaves G650 estabeleceu uma reputação de excelente confiabilidade, eficiência e velocidade, combinada com excelente desempenho ambiental.

Fonte e foto: Rolls Royce

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram  e Linkedin, faça parte de nosso telegram e conheça também nossa revista digital.