Vertiportos

SITA e Volocopter unem esforços para a infraestrutura digital de vertiportos

Nova parceria possibilita que a SITA participe da rodada de financiamento da Série E da Volocopter.

A Volocopter, pioneira em mobilidade aérea urbana (UAM – urban air mobility, em inglês), firmou acordo com a SITA, fornecedora líder de TI para o setor de transporte aéreo, selecionando a empresa como sua parceira preferencial de sistemas digitais e de TI para vertiportos*.

Nesta colaboração, a SITA tornou-se a mais recente investidora a ingressar na rodada de financiamento da Série E da Volocopter, consolidando a visão estratégica adotada por esta parceria.

O ecossisitema de UAM oferecerá uma nova forma de aviação sustentável, repleta de múltiplas opções de mobilidade para cidades em todo o mundo. O produto de lançamento da empresa, o táxi aéreo elétrico VoloCity, operará rotas em megacidades congestionadas para oferecer aos futuros passageiros voos estáveis, silenciosos e seguros. Os voos podem ser chamados pelos pontos de embarque designados, conhecidos como vertiportos. A parceria, portanto, tem o potencial de moldar os padrões da indústria da aviação.

A SITA implantará sua experiência em transporte aéreo para a crescente indústria de UAM, desenvolvendo novos padrões operacionais e uma experiência digital para o passageiro. O portfólio da SITA inclui uma ampla gama de soluções de TI, incluindo gerenciamento e operações aeroportuárias, de passageiros, dos voos e das operações de aeronaves, além de processamento de bagagem e controle de fronteiras.

Por sua vez, a Volocopter é conhecida por sua abordagem com um ecossistema UAM integrado. O sistema operacional digital da empresa, o VoloIQ, conecta todos os parceiros, possibilitando, assim, um atendimento completo. Nesse sentido, o VoloIQ permite uma abordagem digital que se traduzirá em experiências de ponta a ponta no transporte aéreo de passageiros. Baseado na nuvem, esse sistema está em processo de certificação pelas autoridades aeronáuticas.

“A Volocopter adota consistentemente uma abordagem integrada do ecossistema. Trabalhando em conjunto com nossos parceiros, estamos nos preparando para as operações comerciais. Isso envolve a implantação da infraestrutura necessária, manutenção, operações de voo, TI e atendimento ao cliente. A SITA é uma fornecedora líder de TI para aeroportos e companhias aéreas, e acreditamos que não há melhor parceira para tornar possível nossa experiência de viagem”, destaca Christian Bauer, Chief Commercial Officer da Volocopter.

“A Volocopter está na vanguarda para tornar os táxis aéreos elétricos uma realidade. Na SITA, desempenharemos um papel fundamental na entrega deste novo mundo digital de UAM e na definição de uma abordagem mais inteligente e integrada para viagens aéreas em um ambiente urbano. Juntos, vamos da teoria para a prática já em 2024, quando esperamos que os primeiros eVTOLs comerciais decolem”, complementa Sergio Colella, presidente da SITA para a Europa.

* Estações aéreas para aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOLs – electric Vertical Take-Off and Landing, em inglês).

Sobre a Volocopter

A Volocopter traz mobilidade aérea urbana (UAM) para megacidades em todo o mundo. Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas nas cidades, oferecendo um novo meio de transporte fantástico. Para isso, criamos ecossistemas UAM sustentáveis e escaláveis com parceiros em infraestrutura e operações.

A família de aeronaves eVTOL da Volocopter oferecerá aos passageiros (VoloCity e VoloRegion) e mercadorias (VoloDrone) conexões rápidas, seguras e livres de emissões para seus destinos, apoiadas pelo VoloIQ, a plataforma de software do ecossistema UAM que serve como um backbone digital para segurança e eficiência das operações.

Como pioneira na indústria de UAM, a Volocopter lançará serviços comerciais nos próximos anos. Fundada em 2011, a empresa emprega mais de 500 pessoas na Alemanha e em Cingapura, realizou mais de 1.500 voos de teste públicos e privados bem-sucedidos e possui diversos investidores, incluindo Geely, NEOM, Mercedes-Benz Group, Intel Capital e BlackRock. www.volocopter.com

Sobre a SITA

A SITA é uma provedora de TI para o setor de transporte aéreo, oferecendo soluções para companhias aéreas, aeroportos, aeronaves e governos. Nossa tecnologia possibilita viagens aéreas mais integradas, seguras e sustentáveis.

Com cerca de 2.500 clientes, as soluções da SITA impulsionam a eficiência operacional em mais de 1.000 aeroportos, ao mesmo tempo em que cumprem a promessa de viabilizar 17 mil aeronaves conectadas para clientes em todo o mundo. A SITA também fornece soluções de tecnologia que auxiliam mais de 70 órgãos governamentais a encontrar o equilíbrio entre fronteiras seguras e viagens eficientes. Nossa rede de comunicações conecta todos os cantos do globo e abrange 60% da troca de dados da comunidade do transporte aéreo.

Em 2021, a SITA tornou-se uma empresa certificada CarbonNeutral® pelo The CarbonNeutral Protocol – padrão global líder para programas neutros em carbono. Estamos reduzindo as emissões de gases de efeito estufa em todas as nossas operações por meio de nosso programa Planet+, reconhecido pela ONU, ao mesmo tempo em que desenvolvemos soluções para ajudar a indústria da aviação a atingir seus objetivos de redução de carbono, incluindo redução do consumo de combustível e maior eficiência operacional. Em 2022, anunciamos nosso compromisso de estabelecer metas de redução de emissões baseadas na iniciativa Net-Zero Standard, do Science Based Targets, uma parceria entre o CDP, o Pacto Global das Nações Unidas, o World Resources Institute (WRI) e o World Wide Fund for Nature (WWF).

A SITA é 100% de propriedade da indústria de aviação e totalmente impulsionada por suas necessidades. É uma das empresas com maior diversidade internacional, prestando serviços em mais de 200 países e territórios.

Para mais informações, acesse www.sita.aero

Fonte e foto: Sita

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, nosso perfil no Instagram, faça parte de nosso telegram  e conheça também nossa revista digital