Aeroespacial

True Blue: Propulsão de alta potência para Gateway

A tonalidade azul do Sistema Avançado de Propulsão Elétrica (AEPS) é vista dentro de uma câmara de vácuo no Centro de Pesquisa Glenn da NASA em Cleveland durante recentes testes de qualificação de propulsores. Este propulsor Hall de 12 quilowatts é o propulsor de propulsão elétrica mais poderoso em produção e será fundamental para futuras missões científicas e de exploração na Lua e além.

A pluma azul é um fluxo constante de gás xenônio ionizado ejetado para produzir empuxo baixo e altamente eficiente. Esses sistemas de propulsão elétrica aceleram as espaçonaves a velocidades extremamente altas ao longo do tempo, usando apenas uma fração do combustível necessário para os sistemas de propulsão química, tornando a propulsão elétrica uma excelente escolha para a exploração do espaço profundo e missões científicas.

Três propulsores AEPS serão montados no Elemento de Potência e Propulsão, um componente fundamental do Gateway . A pequena estação espacial lunar é fundamental para as missões Artemis da agência , que ajudarão a preparar as missões humanas a Marte. O elemento de energia e propulsão fornecerá ao Gateway energia e comunicações de alta taxa e permitirá que ele mantenha sua órbita única ao redor da Lua.

O propulsor AEPS retornou recentemente à NASA Glenn para continuar os testes de qualificação para certificar os propulsores para voo.

O projeto de Propulsão Elétrica Solar é liderado pela NASA Glenn e gerenciado pelo programa de Missões de Demonstração de Tecnologia da NASA sob a Diretoria de Missões de Tecnologia Espacial da agência , que supervisiona um portfólio de projetos de demonstração de tecnologia em centros da NASA e parceiros da indústria americana. 

Jimi Russell

Fonte: Centro de Pesquisa Glenn da NASA

Foto: NASA/Jef Janis.

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram e conheça também nossos canais de tranmissão no Instagram e no telegram