AeronavesIndústria AeronáuticaNotícias

Air India seleciona até 290 aeronaves Boeing como parte da sua estratégia de crescimento sustentável

  • A empresa indiana selecionou aeronaves Boeing, incluindo 737 MAX, 787 Dreamliner e 777X
  • A companhia aérea vai adquirir 190 aeronaves 737 MAXs, incluindo os modelos 737-8 e 737-10, com opções para mais 50 aeronaves, que serão usadas na rede doméstica e regional internacional da operadora.
  • A Air India planeja expandir suas rotas internacionais com 20 aeronaves 787-9 Dreamliner e opções para mais 20 aeronaves. Além disso, é a mais nova cliente de aeronaves 777X com a seleção de 10 unidades 777-9.
  • O acordo abrangente inclui serviços para a frota da Air India que serão fornecidos nas próximas décadas.

A Boeing e a Air India anunciaram hoje que a família de aeronaves de baixo consumo de combustível da Boeing foi escolhida pela companhia aérea na expansão de sua futura frota. O plano é investir em 190 aeronaves 737 MAX, 20 787 Dreamliner e 10 777X, além de um conjunto abrangente de serviços de aviação. Com essa aquisição, a Air India avança em sua estratégia para atender de forma sustentável ao mercado do sul da Ásia, que está em crescimento de viagens aéreas domésticas e internacionais.

O acordo entre a Boeing e a Air India inclui opções para mais 50 aeronaves 737 MAX e 20 787-9. Quando finalizado, este será o maior pedido da Boeing no sul da Ásia e um marco histórico na parceria de quase 90 anos entre as companhias. O pedido será postado na página de pedidos e entregas da Boeing quando finalizado.

“Esta aquisição de quase 300 aeronaves altamente avançadas da Boeing é elemento central do plano Vihaan. AI de transformação e crescimento da Air India”, disse Campbell Wilson, CEO e diretor geral da Air India. “Com essas novas aeronaves, poderemos expandir significativamente a nossa rede nacional e internacional. Além disso, elas possuem produtos de bordo completamente novos, de classe mundial, garantindo aos passageiros os mais altos níveis de conforto e segurança. Com este pedido, levaremos o nosso longo relacionamento com a Boeing a um novo nível.”

“A seleção da Air India da família de aeronaves de passageiros da Boeing mostra sua confiança em nossos produtos e serviços para o mercado de aviação que mais cresce no mundo, e sua decisão apoiará empregos nas áreas de engenharia e produção nas fábricas da Boeing no estado de Washington, na Carolina do Sul, e em toda a nossa base de fornecedores”, disse Stan Deal, presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes. “Com a eficiência de combustível líder do setor das aeronaves 737 MAX, 787 Dreamliner e 777X, a Air India está preparada para realizar seus planos de expansão e se tornar uma companhia aérea global de classe mundial com o coração indiano.”

A Air India também contratou a Boeing Global Services para serviços de suporte ao ciclo de vida, incluindo soluções digitais, peças de reposição e programas de troca de trens de pouso, treinamento de pilotos e técnicos de manutenção, modificações de aeronaves e outros serviços.

A aeronave 737 MAX fornecerá flexibilidade em toda a rede doméstica e internacional da Air India, além de reduzir em 20% o uso de combustível e as emissões em comparação com as aeronaves anteriores.

  • A aeronave 737-8, com capacidade para 162 a 210 passageiros, dependendo da configuração, e com alcance de 3.500 milhas náuticas, é a aeronave de corredor único mais versátil do mercado, capaz de operar com rentabilidade em rotas de curta e média distância.
  • A aeronave 737-10, a maior da família 737 MAX, oferece a melhor economia por assento entre as aeronaves comerciais de corredor único, com capacidade para 188 a 230 passageiros, dependendo da configuração, e com alcance de 3.100 milhas náuticas.

A Air India se beneficia da eficiência e flexibilidade da família 787 Dreamliner com a frota atual de 27 aeronaves 787-8. O 787-9 maior fornecerá mais capacidade, maior alcance e 25% mais eficiência de combustível em comparação com as aeronaves da geração anterior.

A aeronave 777-9 — a maior e mais eficiente aeronave bimotor do mundo — será a maior da frota da Air India, permitindo transportar passageiros sem escalas e com mais conforto para quase qualquer destino de longa distância.

  • Inigualável em cada aspecto do desempenho, a aeronave 777X apresenta cabine espaçosa, nova arquitetura personalizada e inovações do 787.
  • Com novos avanços em aerodinâmica e motores, a aeronave 777-9 reduz em 10% o consumo de combustível e as emissões e diminui em 10% os custos operacionais em relação à concorrência.

Sobre a Boeing

A Boeing é uma empresa aeroespacial líder global que desenvolve, fabrica e realiza serviços em aeronaves comerciais, produtos de defesa e sistemas espaciais para clientes em mais de 150 países. Como uma das principais exportadoras dos Estados Unidos, a empresa usa sua base de fornecedores globais para promover oportunidades econômicas, sustentabilidade e impacto nas comunidades. Sua equipe diversificada está comprometida com inovações para o futuro, liderando com sustentabilidade e cultivando uma cultura baseada em seus valores centrais de segurança, qualidade e integridade. Saiba mais aqui.

Sobre a Air India

Fundada pelo lendário JRD Tata, a Air India foi pioneira no setor de aviação da Índia. Desde o seu primeiro voo em 15 de outubro de 1932, a Air India tem uma extensa rede doméstica e expandiu para se tornar uma grande companhia aérea internacional com rede que atende a destinos nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Europa, Extremo Oriente, Sudeste Asiático, Austrália e Golfo. A Air India faz parte da Star Alliance, o maior consórcio global de companhias aéreas. Após 69 anos como empresa de propriedade do governo, a Air India e a Air India Express foram incorporadas de volta ao grupo Tata em janeiro de 2022. A atual administração da Air India está realizando o processo de transformação de cinco anos seguindo o plano Vihaan. AI para se estabelecer como uma companhia aérea global de classe mundial com o coração indiano.

Vihaan. AI é o plano de transformação de cinco anos da Air India. O plano tem marcos definidos e se concentra em promover o crescimento significativo da sua rede e frota, desenvolvendo uma proposta ao cliente totalmente renovada, melhorando a confiabilidade e o desempenho pontual. A companhia aérea também assumirá a posição de liderança em tecnologia, sustentabilidade e inovação, enquanto investe agressivamente nos melhores talentos do setor. O Vihaan. AI tem como objetivo colocar a Air India no caminho do crescimento sustentado, lucratividade e liderança de mercado.

Fonte e foto: Boeing

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, nosso perfil no Instagram , faça parte de nosso telegram  e conheça também nossa revista digital