Museu histórico Alberto Santos Dumont

No ano de 2015 nosso amigo escritor do livro A Saga dos Aviadores, o qual conta a história da aviação de Ribeirão Preto e região Sérgio Ferreira Cardoso visitou o Museu Aberto Santos Dumont localizado na cidade de Dumont-SP.  

A casa que pertenceu a família de Alberto Santos Dumont hoje abriga a prefeitura da cidade, onde podemos encontrar logo que chegamos na Praça Josefina Negri a aeronave AT33A que pertenceu a Força Aérea Brasileira, mas no passado mais precisamente em 1879 Henrique Dumont pai de Santos Dumont adquiriu a Fazenda Arindeúva e nomeou como Fazenda Dumont, na qual plantou cerca de 5 milhões de pés de café, ficando conhecido como REI DO CAFÉ, também foi responsável pela vinda dos imigrantes italianos para substituir o trabalho escravo. A fazenda Dumont ainda tinha uma linha de ferro de mais de 30 quilômetros para o escoamento da produção de café.

Em 1891 Henrique estava muito doente e vendeu sua fazenda para a Companhia Melhoramentos Brasil, que no ano de 1894 foi transferida para um grupo de capitalistas ingleses, os quais construíram a  Dumont Company Coffes, que decidiram manter o nome de Dumont não apenas para homenagear Henrique, mas também pelo nome que já era bastante conhecido no mercado de café, mas em 1942 retalhou a propriedade em lotes que foram vendidos a particulares.

Gentílico: dumonense Formação Administrativa de Distrito criado com denominação Dumont, pela lei estadual nº233 de 23/12/1948 subordinado ao município de Ribeirão Preto-SP 

Divisão territorial datada em 01/07/1955, o distrito de Dumont permanecia subordinado a Ribeirão Preto, mas foi elevado para a categoria de município de Dumont pela lei estadual nº8022 de 28/02/1964 e foi desmembrado de Ribeirão Preto-SP. 

MUSEU

O museu de Alberto Santos Dumont é localizado a 100 metros da casa onde morava e está fechado desde o inicio da pandemia Covid-19, mas infelizmente sem data prevista para sua reabertura.

Imagem: Sérgio Ferreira Cardoso

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, nosso perfil no Instagram, faça parte de nosso telegram e conheça também nossa revista digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.