LATAM Brasil é a mais pontual do País no primeiro semestre de 2022: Entenda como a empresa melhorou eficiência operacional

LATAM Brasil operou 92,1% dos seus voos domésticos dentro do horário planejado, uma vantagem de 3 pontos percentuais para o segundo colocado

Liderança no mercado brasileiro é resultado de ações estratégicas da empresa

para ser mais eficiente em cinco frentes: Malha Aérea, Frota, Tripulação, Operações de Solo e Experiência Digital

Em um momento de retomada das viagens aéreas após os efeitos da pandemia de Covid-19, a LATAM Brasil acaba de ser apontada pela consultoria Cirium como a companhia aérea mais pontual no mercado doméstico brasileiro durante o primeiro semestre de 2022. Isso porque a LATAM conseguiu operar 92,1% dos seus voos domésticos no País dentro do horário planejado nesse período – uma vantagem de 3 pontos percentuais para o segundo colocado.

Para conquistar essa posição de destaque no ranking de pontualidade, a LATAM Brasil vem ao longo dos últimos anos investindo em uma série de ações focadas na eficiência operacional e novas tecnologias para entregar aos clientes um atributo importante: a pontualidade nos voos. “A pontualidade é um dos atributos mais importantes para os nossos clientes e ser reconhecida como a companhia aérea mais pontual do Brasil no primeiro semestre nos enche de orgulho e mostra que o trabalho bem coordenado, envolvendo diversas áreas da empresa, é fundamental para esse resultado”, afirma Samuel Di Pietro, diretor do Centro de Controle das Operações da LATAM Brasil.

AS AÇÕES DA LATAM BRASIL PARA SER MAIS EFICIENTE EM 5 FRENTES 

O índice de 92,1% de pontualidade da LATAM no Brasil durante o primeiro semestre de 2022 é resultado do seu contínuo trabalho para aumentar a sua eficiência operacional e, assim, oferecer ao cliente uma experiência de viagem cada vez mais ágil, eficiente e simples. Para isso, a companhia adota ações estratégicas coordenadas em cinco frentes:

  • MALHA AÉREA: A LATAM acredita que a base da pontualidade dos voos nasce com o planejamento de uma malha aérea que seja rentável e robusta e que precisa considerar alguns conceitos, como tempo de voo apropriado, o tempo adequado que a aeronave deve permanecer em solo e flexibilidade para absorver impactos operacionais.
  • FROTA: A LATAM investe em uma frota mais eficiente. Em junho deste ano, a companhia recebeu o sétimo Airbus A320neo da LATAM Brasil. Trata-se do primeiro avião de fábrica entregue ao grupo LATAM desde o início da pandemia de Covid-19. A aeronave, que emite menos CO2 e 50% menos óxido de nitrogênio, é uma das 70 unidades da família A320neo encomendadas pelo grupo à Airbus para modernizar e aumentar a sua eficiência operacional. A estratégia está totalmente alinhada com o compromisso da LATAM com a Sustentabilidade. Atualmente, o grupo busca compensar 50% de suas emissões domésticas até 2030 e ser uma companhia carbono neutro até 2050.
  • TRIPULAÇÃO: Outro fator importante que é levado em consideração pela LATAM Brasil é a escala da sua tripulação técnica (pilotos) e de cabine (comissários), que deve ser planejada com eficiência e garantir a robustez necessária a fim de absorver os eventos operacionais como condições climáticas, por exemplo. 
  • OPERAÇÕES DE SOLO: A LATAM também otimizou a operação dos seus principais centros de manutenção de linha no Brasil, localizados nos aeroportos de Brasília, Congonhas e Guarulhos. A medida garante que o trabalho de manutenção das aeronaves que operam voos domésticos seja mais eficiente no pernoite para evitar ações durante o dia, o período de maior utilização das aeronaves. E reforçou também as suas equipes de manutenção em áreas operacionais estratégicas, incluindo processos de treinamento e de qualificação.

Além disso, a LATAM usa parâmetros técnicos mais amplos de monitoramento das aeronaves para a realização de manutenções preditivas. Com isso, tornou-se possível programar ações de manutenção a partir de análises de performance e, consequentemente, antes que um evento ocorra. Isso gera menos impactos operacionais para o cliente, como atrasos e cancelamentos de voos. Vale destacar que o programa preditivo é adicional ao programa de manutenção preventiva determinado pelos fabricantes das aeronaves. Como resultado, a LATAM reduziu em 25% o tempo de indisponibilidade das suas aeronaves no Brasil no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2019 (período antes da pandemia de Covid-19).

Nos aeroportos, a companhia revisou diversos processos internos e intensificou o treinamento regular das equipes com o objetivo de garantir melhores processos aeroportuários e um atendimento mais empático e rápido ao cliente, sobretudo em situações de contingências operacionais. Outra ação importante foi a implementação da cultura de excelência na execução.

  • EXPERIÊNCIA DIGITAL: A LATAM quer transformar a jornada do cliente para que a sua viagem seja cada vez mais rápida, fácil e segura. Por isso, tem promovido uma verdadeira Transformação Digital com inovações voltadas para a autogestão dos seus produtos e serviços. Uma das principais inovações exclusivas da LATAM é o Check-in Automático, já utilizado por 80% dos passageiros da empresa no Brasil – na prática, os clientes não precisam mais fazer checkin presencial ou online e já recebem automaticamente o seu cartão de embarque virtual. Outras inovações da LATAM são a sua carteira virtual LATAM Wallet, o atendimento personalizado por WhatsApp para clientes de categorias superiores do programa LATAM Pass, processos de reembolsos e compensações mais rápidos e simples com a funcionalidade cash out da LATAM Wallet, uma nova plataforma para resgates de produtos do varejo, além do Despacho de Bagagem Express que reduz em até 50% o tempo nas filas, instalado em 10 aeroportos com operações da empresa no Brasil. Atualmente, a empresa se prepara para adotar a biometria para embarques e processos mais rápidos e simples nos aeroportos.

COMO A CIRIUM MEDE A PONTUALIDADE DAS EMPRESAS AÉREAS?

A Cirium é uma empresa especializada em análise de dados da aviação mundial e um dos indicadores mais importantes registrados e analisados pela consultoria é o chamado OTP (On-time Performance). Na prática, é o índice de pontualidade operacional das empresas aéreas e aeroportos de todo o mundo. Para calcular este indicador, a Cirium considera como pontuais os voos comerciais em todo o mundo que chegaram ao seu destino dentro do horário previsto – no máximo até 14 minutos após o horário programado.

O CRESCIMENTO DA LATAM NO BRASIL

A LATAM acaba de inaugurar operações diárias em Montes Claros (MG) e também em Cascavel (PR). Ainda neste mês de julho, a companhia estreará operações no Aeroporto da Zona da Mata, em Juiz de Fora (MG), e em de Caxias do Sul (RS). Com as recentes inaugurações, a LATAM chegou oficialmente a 52 destinos domésticos no Brasil (antes da pandemia de Covid-19 eram 44). 

O atual movimento de expansão da LATAM no Brasil responde ao crescimento da demanda por viagens aéreas no País e também reflete o próprio ganho de eficiência operacional da empresa, que tem viabilizado a abertura de novos voos. Para a alta temporada de julho de 2022, por exemplo, a LATAM programou quase 3 mil voos extras domésticos e internacionais no Brasil para atender ao aumento de 3 milhões de passageiros previsto pela companhia no período, o que corresponde a um crescimento de 60% na comparação com o mesmo mês de 2021.

Fonte e foto: Assessoria de imprensa da Latam

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, nosso perfil no Instagram , faça parte de nosso telegram  e conheça também nossa revista digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.