Azul reforça sua frota com a chegada do 13º Embraer 195-E2 neste ano
Batizado de "Paixão por voar", novo jato amplia eficiência operacional e fortalece plano de modernização da companhia
Foto: Divulgação - Azul
A Azul, maior companhia aérea em número de cidades atendidas e de rotas domésticas diretas no Brasil, recebeu no dia 19/12 o 13º Embraer 195-E2 entregue em 2025, consolidando seu compromisso com a renovação contínua da frota e a busca por maior eficiência operacional. O novo jato, de prefixo PS-FGE, batizado como "Paixão por voar", integra o plano estratégico da empresa de modernização da frota, que tem como objetivo reduzir custos por assento e oferecer ainda mais conforto aos Clientes.
A incorporação do E2 também contribui para a estratégia de eficiência econômica da Azul. O modelo apresenta redução de CASK (custo por assento-quilômetro) de 26% em relação ao seu antecessor, além de apoiar o processo de redução da idade média da frota, ampliando a participação de aeronaves de nova geração na operação da companhia.
O E2, além de deixar a frota da Azul cada vez mais moderna, sendo uma das mais jovens do mercado aéreo brasileiro, representa a ligação que a nossa companhia tem com o Brasil. Além de ser um avião fabricado em terras brasileiras, voando nas cores da empresa mais admirada do País, ele também traz diversos indicadores de eficiência operacional, o que diminui os custos por assento-quilômetro e nos permite voar cada vez mais em cidades do interior com demanda inferior à dos grandes centros
O Embraer 195-E2 é o avião comercial mais moderno já fabricado no Brasil, com capacidade para até 136 Clientes, equipado com wi-fi a bordo e telas individuais em todos os assentos. Os motores de última geração permitem uma redução de até 29% nas emissões de CO₂ em comparação com a geração anterior, além de menor nível de ruído e mais conforto a bordo.
Curiosidades sobre o Embraer 195-E2
Família - O E195-E2 é a versão mais longa da série, com capacidade para até 136 passageiros, ideal para rotas de alta frequência.
Eficiência - Graças às asas redesenhadas e ao sistema fly-by-wire de quarta geração, o consumo de combustível é 29% menor em comparação com os E-Jets da geração anterior.
Custos - Companhias como a Azul destacam que o modelo reduz em até 26% o custo por assento-quilômetro (CASK), tornando-o altamente competitivo.
Tecnologia - Os passageiros podem contar com Wi-Fi, streaming de entretenimento e tomadas individuais nos assentos, trazendo uma experiência próxima à de aeronaves de longo curso.
Fonte: Azul
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube
Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter (X) , Linkedin, BlueSky e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram , Whats app
Conheça também nossas outras mídias










