/apidata/imgcache/b11048f4be35136c8ddd5e2e07816d15.jpeg?banner=top&when=1764526129&who=22

Instituto GOL abre novo edital de apoio social a organizações da sociedade civil

Organizações, associações e fundações sem fins lucrativos ligadas à educação podem se inscrever até 30 de novembro de 2025

Atualizado em 06/11/2025 às 10:11, por Adriano Moura Buzeli.

Avião comercial Boeing 737 da GOL Linhas Aéreas, na pintura branca com detalhes em laranja e cinza, em um ângulo de subida acentuado após a decolagem. O avião está com o trem de pouso recolhendo. A cauda é laranja e cinza e o logo 'GOL' em laranja está visível na parte traseira da fuselagem. O fundo é um céu predominantemente cinza ou azul-claro, e uma porção de uma montanha com vegetação verde aparece no canto inferior direito

Foto: Divulgação

O Instituto GOL, frente que engloba as ações de responsabilidade social, lançou na última segunda-feira (3/11) seu novo edital de apoio social a organizações da sociedade civil, associações e fundações sem fins lucrativos de todo o Brasil cujo campo de atuação seja relacionado à educação. A iniciativa tem por objetivo a doação de passagens aéreas GOL às instituições selecionadas para o biênio 2026-2027.

 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até às 23h59 do dia 30 de novembro de 2025, e o resultado será divulgado até 27 de fevereiro de 2026. Podem se inscrever organizações que se enquadrem nos seguintes eixos temáticos da educação: alfabetização, ensino técnico profissionalizante, ações de pertencimento e educação socioambiental. 

 

/apidata/imgcache/82f987f3939054a6d9fc18ca763064bf.jpeg?banner=postmiddle&when=1764526129&who=22

A iniciativa do Instituto GOL está alinhada à Política de Responsabilidade Social da GOL, reforçando o compromisso da Companhia - que nasceu em 2001 com propósito de “Ser a Primeira para Todos” - com o desenvolvimento social e a promoção de oportunidades por meio da educação.

 

/apidata/imgcache/6cb2de39a17846c429b8d08259afce72.jpeg?banner=postmiddle&when=1764526129&who=22

Com o novo edital, estabelecem-se os seguintes objetivos: identificar organizações da sociedade civil que desenvolvam projetos socialmente inovadores e alinhados aos pilares estratégicos do Instituto; reconhecer iniciativas com comprovada capacidade de transformação social, que promovam a inclusão produtiva, a redução das desigualdades e a ampliação do acesso à educação de qualidade; e estimular o desenvolvimento e a ampliação de projetos que impactem positivamente a aprendizagem, a empregabilidade, a equidade e o meio ambiente. 

 

Os critérios de avaliação das organizações inscritas, por sua vez, levam em consideração a capacidade de transformação e gestão, a inovação e a criatividade, consistência, alcance do projeto, transparência e tempo de atuação.

 

“Por meio do Instituto GOL, queremos cada vez mais promover oportunidades para todos - essa é a razão do novo edital. Em sua trajetória de 15 anos, o Instituto busca ser uma referência no setor de aviação, tornando-se um agente de mudanças sociais onde atua. Acreditamos que a educação, a base de nossas ações, transforma o futuro de pessoas, cidadãos e profissionais”, afirma Jean Carlo Nogueira, Chief People Officer (CPO) da GOL e presidente do Instituto GOL.

 

Na seleção que se inicia agora, o Instituto GOL não limitará o número de organizações ou projetos escolhidos, e fará a distribuição de passagens conforme o número de cotas disponíveis. A premissa é que esses bilhetes contribuam para o desenvolvimento das instituições eleitas, favorecendo os deslocamentos aéreos sem custos para fins diversos: colaboradores em viagens para fechar negócios, voluntários durante ações e o transporte das próprias pessoas assistidas pelas organizações. 

 

Instituto GOL: 15 anos

 

Nascido em 2010, o Instituto GOL, que engloba as ações de responsabilidade da Companhia, completou 15 anos de atuação em março deste ano. Nesse período, foram mais de 100 organizações apoiadas e mais de 32.000 passagens doadas. Em decorrência da seleção efetivada com o edital anterior, de outubro de 2023, o Instituto prestou apoio social a 46 organizações no biênio 2024-2025, escolhidas dentre as 249 inscrições recebidas.

 

Entre as organizações assistidas em 2024 e 2025, selecionadas via edital e escolhidas para ações pontuais, estão: Amigos do Bem, Associação Casa da Árvore, Associação Nova Escola, Associação Primeira Chance, Câmara LGBT+, CUFA - Central Única das Favelas do Rio de Janeiro, Fundação GOL de Letra, Fundação Roberto Marinho, Grupo Cultural AfroReggae, Grupo Mulheres do Brasil, Instituto Gerando Falcões, Pacto Global - Rede Brasil, Pacto de Promoção da Equidade Racial e Todos pela Educação, entre outras.

 

O edital completo e o Formulário de Solicitação de Apoio Social estão disponíveis neste link.

 

Grupos sub-representados vão à COP30

 

Em iniciativa para promover equidade social e ambiental, a GOL e o Instituto GOL anunciam uma ação social que viabiliza a participação de dez organizações do terceiro setor - e seus mais de 50 representantes - na COP30, evento global que acontecerá em Belém, de 10 a 21 de novembro de 2025.

 

As 10 organizações beneficiadas são assistidas pelo Instituto GOL e trabalham com pilares estratégicos que incluem justiça racial, apoio a comunidades indígenas, empoderamento de profissionais negros e promoção do conhecimento local. Todas elas estão recebendo passagens aéreas da GOL para o deslocamento até Belém: B4People, Casa da Árvore, CEERT, Instituto Bei, G10 Favelas, Grupo Mulheres do Brasil, Fundação Roberto Marinho, Nova Escola, Pacto de Promoção da Equidade Social e Voz das Comunidades.

Fonte: GOL

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube .

Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter (X) , LinkedinBlueSky e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram , Whats app.

Conheça também nossas outras mídias.