AeronavesAviação Executiva e offshoreNotícias

Phenom 300: Campeão de vendas

Pelo 11º ano consecutivo, o Phenom 300, da Embraer é o jato leve mais vendido no mundo.

O jato brasileiro Phenom 300, da Embraer, foi o jato leve mais vendido do mundo em 2022. É o 11º ano consecutivo que a aeronave lidera o ranking global. Foram 59 aparelhos entregues, totalizando cerca de 700 aeronaves em operação em 36 países, com quase 1,8 milhão de horas de voo.

Em sua versão atual (300E), o jato brasileiro tem capacidade para até dez passageiros, alcance de 3,7 mil quilômetros, pode voar a 13,7 mil metros de altura e chega a 859 km/h de velocidade final.
 

O segredo do sucesso é a tecnologia embarcada de última geração e o grande espaço da cabine — com a maior altura do segmento, inclusive. Um dos sistemas mais importantes é ROAAS (Runway Overrun Awareness na Alerting System), pioneiro para alerta e prevenção de saídas de pista.

A Avantto — empresa líder de compartilhamento de aeronaves executivas na América Latina — é a maior operadora de jatos Phenom. Em 2023, a companhia acrescentou mais uma unidade ao seu portfólio — o 10º da frota.

Os jatos Phenom 100 e 300 fazem parte do programa Avantto Share, de compartilhamento de propriedade de aviões e helicópteros.

O aumento da frota reflete o bom momento do setor de aviação geral como um todo no País. Segundo dados da Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag), a frota nacional de jatos executivos saltou de 688 em 2020 para 780 aeronaves no ano passado. A média mensal de voos também cresceu 15%, superando as 315 mil operações até o mês de outubro.
 

No mundo, o faturamento dos fabricantes chegou a US$ 28,8 bilhões — 5,8% acima na comparação ano a ano. O volume entregue no ano passado foi 6,5% superior, com destaque para 682 helicópteros a turbina e 2.818 aviões: 582 turboélices, 712 jatos e 1.524 com motor a pistão. Os dados são da General Aviation Manufacturers Association (GAMA).

Sobre a Avantto

A Avantto é empresa líder no segmento de compartilhamento de aeronaves executivas. Com mais de onze anos no mercado brasileiro, a companhia já se tornou uma das maiores do setor na aviação privada. Com um portfólio de aproximadamente 450 usuários ativos, faz cerca de 1.400 decolagens mensais (jatos e helicópteros) e alcança média de 6.000 horas de voo anuais.

Fonte e foto: Avantto

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram e conheça também nossa revista digital.