Grupo New Space e Aeroporto Internacional de Viracopos

Parceria estratégica para a guarda profissional de mídias backup

Na era digital, zelar pela segurança dos dados é algo primordial. Esse mantra do mundo corporativo se faz cada vez mais presente no dia a dia, principalmente no que se refere à gestão de backups. Sob o risco de serem danificados ou extraviados, há a necessidade de que o armazenamento ocorra de maneira profissional, com estrutura que garanta a preservação de total dos arquivos. O Aeroporto Internacional de Viracopos, eleito o melhor do Brasil em 2021 na categoria acima de 10 milhões de passageiros/ano pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), segue à risca essa estratégia, com diferencial de contar com um parceiro para a prestação do serviço.

O gerente de Segurança da Informação e de TI da companhia, Guilherme Dalto, conta que havia uma demanda do seu time para a guarda das fitas, compostas pelo riquíssimo acervo histórico de áreas diversas como RH, comercial, jurídico etc., e que antes ficavam ficavam armazenadas internamente. “As informações contidas são vitais para a nossa operação, por isso, nós tínhamos a preocupação de salvaguarda-las em um local que fosse mais distante e mais seguro.” explica o executivo de Viracopos. Após uma primeira experiência mal sucedida com outro fornecedor, abriram processo para contratação de um novo parceiro e a opção pela New Space aconteceu por conta da empresa atender a vários critérios pré-estabelecidos.

Guilheme Dalto, gerente de Segurança da Informação e de TI do Aeroporto de Viracopos

“Tivemos alguns problemas de atendimento com o nosso contrato anterior, então, o upgrade no suporte e na relação foi um importante item. Além disso, fazia parte do nosso checklist uma sala cofre que fosse certificada, que tivesse controle de acesso, proteção contra incêndio tanto interno quanto externo, frota própria, equipe especializada e interna, fácil sistema para requisição das fitas, entre outros fatores”, explica Dalto. O apoio que prestamos, definitivamente, é um dos grandes destaques de nossa atuação”, explica Patrícia Moreira, gerente comercial da New Space. Segundo ela, a companhia atua sempre em conjunto com o cliente, desde a definição das rotinas de trabalho, passando pelo dia a dia, operacional, até se houver alguma eventualidade que não esta sob contrato… Tudo é amplamente e minuciosamente acompanhado de perto pelo time.

Patrícia Moreira, gerente comercial do Grupo New Space

Um dos pontos decisivos para a escolha do fornecedor era a realização de uma visita in loco para conhecer a estrutura. O executivo de Viracopos conta que “eu mesmo fui o responsável pela avaliação. Fui com minha prancheta e com o checklist avaliar se tudo estava conforme o escopo e garantir o complience entre o termo de referência e a proposta apresentada. A New Space foi a empresa que se mostrou a mais preparada para prestar o serviço”. Patrícia complementa que, além das questões já levantadas na concorrência, a sala-cofre possui equipamentos de climatização para controle de 100% da temperatura e da umidade, dois geradores que permitem a continuidade total das operações e que o local também permite armazenar códigos fonte, algoritmos ou qualquer outro tipo de propriedade do desenvolvedor, além de exames laboratoriais.

Com o acordo assinado, houve a migração das mídias para a sala-cofre e, a partir de então, Dalto diz que passou a trabalhar com mais segurança e sem dores de cabeça: “quando precisamos de uma fita emergencial, somos prontamente atendidos, quando necessitamos de alguma atuação fora do escopo, acontece sem maiores percalços, então, considero que a nossa mudança de fornecedor, de um contrato problemático para o de vocês, surtiu o efeito que estávamos buscando” destaca.

Parceria alçando novos voos

A relação tem sido tão positiva que o Aeroporto Internacional de Viracopos evoluiu a parceria com a contratação de outro importante serviço no portfólio da New Space: a destruição segura de mídias backup. Em mais de uma oportunidade, mais de uma centena de fitas e HDs obsoletos tiveram o seu descarte correto e seguro, com os resíduos levados até o destino final mais adequado, de acordo propriedades de impacto ao meio ambiente e com a devida anuência dos órgãos ambientais e emissão de laudo.

Fonte: Assessoria de imprensa da New Space.

Foto: Aeroporto de Viracopos

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, nosso perfil no Instagram , faça parte de nosso telegram  e conheça também nossa revista digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.