Viagens corporativas crescem 182% no 1º trimestre e Bleisure Travel se consolida no setor

Para Grupo Kontik, além da retomada do segmento, houve também um aumento no número de novas empresas cadastradas, além do retorno às comuns rota corporativas


Com o avanço da vacinação da Covid-19 e a retomada cada vez mais expressiva das atividades econômicas, incluindo a volta aos escritórios, as viagens corporativas estão voltando a acontecer ao redor do Brasil e do mundo. Só no primeiro trimestre, se comparado ao mesmo período de 2021, a modalidade cresceu mais de 182% segundo dados coletados pela Associação Brasileira de Viagens Corporativa (Abracorp). Este mesmo período alcançou 72,9% das vendas de 2019, apontando melhora significativa em um cenário de baixa da pandemia.

Esses dados refletem positivamente no Grupo Kontik, uma das maiores Travel Management Company do país e dono das marcas Kontrip e Zupper, que também observou um aumento de 30% em viagens corporativas, em comparação ao primeiro trimestre de 2019. Além disso, em comparação ao primeiro trimestre de 2022 a demanda é 76% maior neste segundo trimestre, afirma Fernando Vasconcellos, co-CEO do Grupo Kontik.

Uma grande tendência do setor é a bleisure travel, movimento de estender ou adicionar alguns passeios turísticos a essas viagens. Segundo a Kontik, atualmente, é comum observar as empresas mais flexíveis, dando a possibilidade para os funcionários ampliarem as viagens durante a semana ou fim de semana para poderem conhecer e desfrutar da cidade que foram visitar a trabalho. A empresa notou, ainda, que as companhias passaram a flexibilizar a passagem de volta em dois ou três dias, como um benefício para o funcionário. E, como consequência desta tendência, acarretou um aumento no turismo de lazer. Outra mudança, segundo o Grupo Kontik, foi na rota de cidades. A empresa observou que os destinos finais mudaram com a retomada das viagens corporativas. Rotas como São Paulo/Rio de Janeiro, São Paulo/Brasília e São Paulo/Belo Horizonte se tornaram as rotas mais buscadas neste trimestre na travel tech de viagens corporativas. Até muito pouco tempo atrás, as rotas para o Nordeste eram as mais procuradas e vendidas. A Abracorp ainda divulgou que, ao todo, o setor brasileiro de viagens corporativas faturou R$ 869 milhões somente em março deste ano, apenas 2% menor quando comparado a 2019. Também de acordo com a entidade, no Brasil, as viagens de negócios representam 60% dos bilhetes aéreos emitidos. “O momento é de esperança e cautela. A tendência para esse ano é que a retomada das viagens se mantenha. Isso é benéfico para nós e para a economia do país como um todo. Nós, da Kontik, trabalhamos incansavelmente para que os passageiros tenham a melhor experiência possível, e para que o número de viagens siga aumentando”, aponta Eduardo Vasconcellos, co-CEO do Grupo Kontik e presidente da Abracorp. Em 2021, o Grupo transacionou mais de 500 mil viagens, um crescimento de 25% em relação a 2020. Para este ano, espera ampliar essa fatia para 2 milhões de viagens corporativas e de lazer, chegando a um faturamento de R$ 1 bilhão. Sobre o Grupo KontikO Grupo Kontik é traveltech com soluções completas para turismo B2B e B2C, além de uma das maiores Travel Management Company (TMCs) do mercado. A companhia conta com oito empresas no guarda-chuva, com o objetivo de oferecer serviços em todas as frentes do turismo, a Zupper – agência de viagens online -, Kontrip, – traveltech corporativa para PME -, Kontik Corporate – TMC para grandes empresas -, a DN It Services – empresa de tecnologia com soluções para todas as demais frentes do Grupo -, Inovents – agência de produção de eventos online -, KCLub, Kontik Teen e Kontik Experience.

Fonte: Assessoria de imprensa da Kontik


Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, nosso perfil no Instagram , faça parte de nosso telegram  e conheça também nossa revista digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.